Vigilância recolhe cavalos em Morrinhos

Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonose da Cidade. Os donos foram notificados e pagaram as multas para liberação

Comentar
Compartilhar
25 FEV 201513h44

Na manhã desta quarta-feira (24), a Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá recolheu dois cavalos que estavam soltos e transitando pela Avenida Lígio Martins Correa, em frente ao Cemitério Jardim da Paz, em Morrinhos. A ação, executada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ), decorreu após denúncias de moradores. O procedimento faz parte na nova política de apreensão de animais de grande porte, adotada pela Prefeitura no início de fevereiro.

De acordo com a Diretoria de Vigilância de Saúde, os animais foram recolhidos por estarem sem os proprietários e soltos transitando por via de grande circulação veículos. Após denúncias, a empresa contratada pela Prefeitura foi até o local e levou os animais para o CCZ.

O macho - de seis anos, e a fêmea - que está prenha, estão em ótimas condições de saúde. Ambos foram liberados após o dono pagar a multa de R$113,85 por animal. Vale ressaltar que essa é a multa mínima e que os animais foram retirados ainda na sede do CCZ. Caso tivesse sido encaminhado para o local especifico, nas custas seriam incluídos o transporte de volta dos animais. No CCZ, os equinos passaram por avaliação veterinária, atenção prevista na nova política.

Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonose da Cidade (Foto: Divulgação/PMG)

Nova regra – De acordo com a nova política de apreensão de animais de grande porte da Diretoria de Vigilância de Guarujá, o dono do animal tem até dez dias para procurar o Centro de Controle de Zoonose da Cidade e pagar uma multa. O dono também é notificado para, caso ocorra novamente, o animal ser leiloado ou ir a sacrifício, dependendo das condições de saúde do mesmo.

Para mais informações ou denúncias, o telefone para contato é telefone 3387-7197, na CCZ ou 0800 773 7000, na Ouvidoria Municipal.