Cotidiano

VÍDEO: nuvem assusta moradores e marca a primeira tempestade de 2026 no litoral

Esse tipo de nuvem se forma quando a temperatura está elevada próximo ao solo e encontra uma camada de ar mais frio

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 02/01/2026 às 08:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A imagem registrada por Tiago Ribeiro, biólogo e morador local, retrata uma 'shelf cloud' / Tiago Ribeiro/Reprodução

Continua depois da publicidade

Moradores da Barra do Una, em Peruíbe (SP), foram surpreendidos por uma nuvem que tomou o céu na tarde desta quinta-feira (01/01). O fenômeno marcou a primeira tempestade de 2026 no litoral, acompanhada de raios e chuva forte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com especialistas, a imagem registrada por Tiago Ribeiro, biólogo e morador local, retrata uma shelf cloud. Traduzido do inglês para o português como “nuvem prateleira”, o fenômeno é caracterizado por uma extensa formação em forma de onda, que geralmente antecede tempestades e pode provocar fortes rajadas de vento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Urgente: Defesa Civil emite alerta de tempestade para o Litoral de SP

• Alerta urgente: Defesa Civil emite aviso de tempestade para cidades do Litoral de SP

Esse tipo de nuvem se forma quando a temperatura está elevada próximo ao solo e encontra uma camada de ar mais frio. A formação também é favorecida por ventos intensos que atuam nas camadas mais baixas da atmosfera.

Veja o vídeo.

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo

O litoral de São Paulo deve permanecer com tempo instável nos próximos dias, com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A possibilidade de chuvas fortes e temporais é elevada devido à passagem de frentes frias e à umidade vinda da Amazônia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente neste começo de ano, segundo alerta da Defesa Civil.

Nesta sexta-feira (02/01), a previsão indica chuva no período da tarde. As precipitações devem se intensificar a partir de domingo (04/01) e seguir, pelo menos, até terça-feira (06/01).

A recomendação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e dos institutos de meteorologia. Em caso de chuvas fortes, é importante redobrar os cuidados com alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, evitar áreas de risco e procurar abrigo durante tempestades com raios.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software