Cotidiano
Foram três dias de festas que contaram com barracas e um público fiel que lotou o espaço de eventos, deixando um gostinho de quero mais
Fandango traz à tona o tradicionalismo da Festa Caiçara / Márcio Ribeiro/DL
Continua depois da publicidade
A tradicional Festa da Tainha da Barra do Una, em Peruíbe, um dos poucos remanescentes e um ponto de resistência da cultura caiçara foi realizada no último fim de semana. Quem foi até lá pôde dançar fandango e comer diversos pratos da culinária tradicional, como, por exemplo, a tainha recheada, que era o prato mais pedido.
Além da tradicional dança cultural, teve roda de samba com o grupo Mi Leva, que tocou os principais sucessos desse gênero musical.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que, para chegar até a Vila, que é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, são 18 km de estrada a partir do Bairro Guaraú, que levam o visitante a um trecho do maior remanescente de Mata Atlântica preservada do país, com praias, rios e montanhas pouco tocados pelo homem.
Foram três dias de festas que contaram com barracas e um público fiel que lotou o espaço de eventos, deixando um gostinho de quero mais.
Continua depois da publicidade
O Fandango Caiçara é uma expressão cultural rica que envolve música, dança, poesia e práticas sociais, típica do litoral sul de São Paulo e do litoral norte do Paraná. É uma manifestação do patrimônio cultural imaterial do Brasil, celebrada em festas religiosas, carnavais e bailes comunitários.
O fandango caiçara inclui música tocada com instrumentos como violas, rabecas e pandeiro (adufe).