Cotidiano
Contrariando os versos da música O Segundo Sol, de Nando Reis onde se canta que o fenômeno "não tem explicação" -, a aparição pode, sim, ser explicada
Moradora registrou um vídeo em que aparecem dois sóis na imagem / Célia Regina/Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Se for preciso dois sóis para realinhar as órbitas dos planetas, isso não será problema em Miracatu, no Vale do Ribeira, a 129 km da capital paulista.
Vale lembrar que a cidade abriga uma serra que é um verdadeiro refúgio, permitindo acampar acima das nuvens.
Continua depois da publicidade
Por lá, uma moradora registrou um vídeo em que aparecem dois sóis na imagem — o que a deixou muito animada com o que estava vendo.
Em seguida, ela ligou para uma amiga, que é monitora ambiental, assessora de Turismo da Prefeitura de Miracatu e leitora do Diário do Litoral. Foi ela quem enviou o vídeo para a redação e relatou:
Continua depois da publicidade
“Achei uma loucura. Depois, ela me mandou um áudio dizendo que, mesmo após o sol se esconder, ainda dava para ver o reflexo do segundo sol”, contou Kakal Laragnoit.
Contrariando os versos da música O Segundo Sol, de Nando Reis — onde se canta que o fenômeno “não tem explicação” —, a aparição pode, sim, ser explicada.
Edson Geraldo, aposentado com graduação em Física pelo Instituto Federal de São Paulo, esclareceu:
Continua depois da publicidade
“A imagem de dois sóis se chama parélio. É causada pela refração da luz solar ao atravessar cristais de gelo em altas altitudes. Este, em particular, provavelmente foi causado pela frente fria”, explicou.