Na verdade, o que foi registrado é uma variação normal da maré / Reprodução
Continua depois da publicidade
Você já ouviu falar da sizígia? O fenômeno natural marcou presença no litoral de São Paulo nesta sexta-feira (11).
Entre as principais preocupações da população está um mito popular: o de que o fenômeno seria um sinal de um possível tsunami.
Continua depois da publicidade
Para esclarecer a questão, o Diário do Litoral ouviu a oceanógrafa Regina Souza, que atua no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta).
De forma sucinta, a especialista explicou que o fenômeno está longe de indicar qualquer risco para a região.
Continua depois da publicidade
Na verdade, o que foi registrado é uma variação normal da maré.
"Embora a maré de hoje tenha sido negativa, ela não foi a mais baixa do ano. Em junho, por exemplo, ocorreram duas marés ainda mais negativas do que a de hoje", explicou.
De acordo com Regina, estamos vivendo um período chamado sizígia. Esse fenômeno ocorre durante as fases de lua nova e lua cheia.
Continua depois da publicidade
"Nesses momentos, a atração gravitacional dos astros está mais alinhada, o que provoca marés com maior amplitude, tanto na subida quanto na descida. Foi esse fator que causou a maré negativa registrada hoje", finalizou.
Apesar de não se tratar de nada muito grave, o mar é sempre uma preocupação real para os moradores da região. Veja também: mar pode engolir o litoral de SP — bairros inteiros podem desaparecer até 2150.
Continua depois da publicidade