Cotidiano

VÍDEO: Filhote de Coruja-caburé é levado para centro de reabilitação no litoral de SP

Por se tratar de um filhote, a corujinha-caburé ainda não possui condições de retornar imediatamente à natureza

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 06/01/2026 às 15:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ser encontrado em uma residência por um morador de Peruíbe / Cetas Ambiecco

Continua depois da publicidade

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Juréia-Peruíbe recebeu um filhote de coruja-caburé (Glaucidium brasilianum) para receber tratamentos e cuidados. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ser encontrado em uma residência por um morador de Peruíbe.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por se tratar de um filhote, a corujinha-caburé ainda não possui condições de retornar imediatamente à natureza. Por isso, foi avaliada pela equipe técnica e por veterinários, recebendo cuidados específicos para garantir seu desenvolvimento adequado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ave ameaçada de extinção é vista pela primeira vez em cidade do litoral de SP; conheça

• Entenda por que a ave que quer dominar o mundo se espalhou por todos os lugares

• Conheça outra ave que quer dominar o mundo e você nem percebeu

Aproveite e veja também: Ave ameaçada de extinção é vista pela primeira vez em cidade do litoral de SP; conheça 

Somente após esse processo, e quando estiver plenamente apta, a ave será avaliada para a reabilitação final e possível soltura em seu habitat natural.

Continua depois da publicidade

“Atualmente, a corujinha está em tratamento e acompanhamento veterinário, recebendo todos os cuidados necessários para que cresça forte, saudável e com comportamento compatível com a vida livre”, informou, em nota, o Instituto Ambiecco, responsável pelo CETAS.

Em caso de encontrar um animal silvestre ferido ou fora do seu ambiente natural, a orientação é não cuidar por conta própria e acionar os órgãos competentes da região.

Veja o vídeo

Continua depois da publicidade

 

CETAS

O CETAS de Peruíbe conta com uma equipe de profissionais especializados em atividades de levantamento, inventário, manejo, afugentamento, resgate e monitoramento de diversos grupos de fauna silvestre, garantindo a aprovação dos estudos junto aos órgãos ambientais.

Instituto Ambiecco

O Instituto Ambiecco é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2020 em Peruíbe, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica e da biodiversidade brasileira. A entidade busca sensibilizar a sociedade sobre os impactos causados ao meio ambiente por meio de ações e projetos de educação ambiental.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software