X

Cotidiano

Vice de Doria diz que túnel entre Santos e Guarujá não sairá do papel

Rodrigo Garcia afirma que o projeto de túnel de ligação entre as cidades não é viável na atual gestão.

Folhapress

Publicado em 19/10/2019 às 11:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com Garcia, a proposta do túnel poderia ter dificuldades de viabilidade econômica. / DIVULGAÇÃO

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou nesta sexta-feira (18) que um projeto de um túnel de ligação entre as cidades de Santos e Guarujá, preferido pelo governo federal, não é viável para realização na atual gestão Doria. Ele defende a construção de uma ponte no local.

"Temos negociado com a concessionária Ecorodovias a ponte do porto de Santos. São Paulo tem condições de fazer a ponte, através de um aditivo contratual com concessionária. A ponte é efetivamente dentro do porto, e precisaria da autorização da autoridade portuária, do governo federal", afirmou a jornalistas durante premiação do ranking de competitividade dos estados.

Segundo Garcia, o projeto atual da ponte atende às necessidades da Codesp. "O porto criticava o projeto porque ele poderia inibir o avanço do porto pós-ponte, os grandes navios não chegariam. Eu garanto que todos os navios hoje em atividade no mundo podem passar a ponte projetada pelo governo de São Paulo", disse.

A proposta do túnel, de acordo com Garcia, não seria implementada pela Ecorodovias e, por isso, poderia ter dificuldades de viabilidade econômica.

"A autoridade portuária sugeriu a construção de um túnel que não está no escopo da Ecorodovias e, portanto, no nosso governo é impossível discutir, estamos focados na ponte. Deixamos claro para a sociedade que este projeto o governo tem condições de iniciar imediatamente. Nós já estamos em licenciamento ambiental."

A construção da ponte, que levaria 24 meses, pode ser iniciada mesmo antes do processo de eventual privatização do porto, diz Garcia.

"Mesmo com o porto estatal, ao nosso ver, é possível iniciar a construção. Essa é a opinião do governador Doria e para isso estamos negociando com o governo federal. Para o governo de São Paulo, o projeto da ponte é o melhor e é viável, uma realidade. Qualquer outro projeto vai demandar estudos de impacto econômico e ficaria para outros governos."

Garcia afirmou ainda que a prioridade do governo Doria na área da infraestrutura é o trem intercidades, que ligaria São Paulo e Campinas.

"Dependemos de uma certidão de nascimento que é a prorrogação da malha ferroviária da Rumo e da MRS Logística, concessionárias federais, para que São Paulo tenha o direito de passagem e de uso desses trilhos. Estamos com o modelo pronto para o trem intercidades, que ligará São Paulo a Campinas. Esperamos que até o final do ano esse contrato esteja renovado."

O vice-governador de São Paulo afirmou também que, nos próximos dias, os governos estadual e federal deverão assinar um memorando de entendimento para garantir que a Ceagesp mude de local.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Vai mudar! Linhas de ônibus terão mudança no bairro Samambaia em Praia Grande

Veja os pontos que sofreram mudanças

Variedades

Elenco de 'Atlas' fala sobre inspirações e avanço da Inteligência Artificial

O Diário do Litoral esteve presente de forma remota na coletiva de imprensa do filme, no México

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter