Cotidiano

Viagem pelo espaço encanta 3 mil alunos da rede municipal em Guarujá

Experiência imersiva leva estudantes a explorarem o universo de forma divertida e educativa.

Luna Almeida

Publicado em 12/05/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O planetário chegou ao município no dia 5 de maio / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Uma imersão no universo despertou o interesse científico de milhares de alunos da rede pública de Guarujá. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao longo da última semana, cerca de 3 mil estudantes do ensino fundamental I e II de nove escolas municipais participaram de sessões interativas com o Planetário Urânia, que percorreu unidades escolares levando conhecimento de forma lúdica e envolvente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Planeta aquece 1,5° C e chega a metade do caminho da extinção em massa

• Astronomia ao alcance de todos: 1° observatório do Brasil fica no interior

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, trouxe uma experiência inédita para os jovens, que puderam explorar temas como planetas, constelações e fenômenos do universo com imagens em 360 graus projetadas em uma cúpula inflável. 

A atividade também teve o objetivo de preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que será realizada no próximo dia 16.

Continua depois da publicidade

O planetário chegou ao município no dia 5 de maio, com a primeira sessão realizada na Escola Municipal Angelina Daige, na Vila Áurea. 

Durante a última semana, a estrutura itinerante visitou outras cinco unidades de ensino, encerrando o ciclo na Escola Municipal Benedita Black, no bairro Perequê, na sexta-feira (9).

Durante cada sessão, os alunos assistiram à simulação do céu conforme a latitude de Guarujá, o que proporcionou uma vivência ainda mais próxima da realidade local. 

Continua depois da publicidade

O conteúdo apresentado será reforçado em sala de aula nas próximas semanas para ampliar o aprendizado e contribuir com o desempenho nas provas da OBA.

Além de estimular a curiosidade sobre o universo, a ação também teve um impacto positivo no engajamento escolar, oferecendo uma nova forma de aprender Ciências. O encantamento dos alunos durante a atividade mostra o potencial de iniciativas que conectam educação e tecnologia para transformar a rotina escolar.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software