Cotidiano

Viaduto conecta cidades do interior de SP e diminui tempo do trajeto

Ao todo, o viaduto possui 218 metros de extensão e conta com pista dupla

Igor de Paiva

Publicado em 16/06/2025 às 15:15

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O projeto foi desenvolvido para suportar o fluxo intenso de veículos / Divulgação

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Na última quinta-feira (12), o Governo do Estado de São Paulo inaugurou o Viaduto SMR-385.

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A estrutura tem o objetivo de conectar as cidades de Sumaré e Hortolândia, no interior de São Paulo. O tempo médio de deslocamento entre os dois municípios, que antes era de aproximadamente 13 minutos, agora pode ser feito em cerca de 1 minuto — um ganho significativo em eficiência e qualidade de vida para os usuários frequentes

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Ao todo, o viaduto possui 218 metros de extensão e conta com pista dupla.

O projeto foi desenvolvido para suportar o fluxo intenso de veículos e, para isso, a estrutura conta com quatro faixas de rolamento, ciclovias, canteiro central e faixa para pedestres.

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Veja também que uma famosa rodovia do Brasil pode ter tempo na estrada reduzido em 20%.

Obras de destaque na região

Além do viaduto SMR-385, o DER-SP executa outras obras estratégicas na região, que contribuem para o desenvolvimento logístico e a melhoria da mobilidade urbana.

Um exemplo é a duplicação e alteamento da rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), entre os km 87,460 e 90,600. São 3,14 km de extensão com ciclovia, quatro passagens inferiores e um novo viaduto de entroncamento com a SP-073. A rodovia é uma via essencial de ligação ao Aeroporto Internacional de Viracopos, conectando os municípios de Campinas, Vinhedo e Itupeva. O investimento total na obra é de R$ 124,3 milhões.

Outra intervenção de destaque é a implantação de um dispositivo de acesso na SP-324, no bairro Capela (Vinhedo), entre os km 77,400 e 78,400. Com 1,3 km de extensão, a obra facilitará o acesso ao Distrito Industrial de Vinhedo, promovendo segurança viária e incentivando o desenvolvimento econômico local. O investimento é de R$ 16,8 milhões.

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Ambas as obras têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025 e fazem parte da estratégia do Governo do Estado de São Paulo de ampliar a capacidade da malha viária, garantir mais segurança aos usuários e apoiar o crescimento sustentável dos municípios.

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