Cotidiano

Vestibulinho das ETECs tem quase 350 mil candidatos

Estão sendo oferecidas 88.708 vagas – 60.965 para o técnico, 16.113 para o técnico integrado ao médio e 11.630 para o ensino médio

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 31/10/2013 às 18:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETCs), que acontece no próximo dia 1º de dezembro encerrou o processo de inscrição com 348.790 candidatos em todo o estado de São Paulo, cerca de quatro concorrentes por vaga. Estão sendo oferecidas 88.708 vagas – 60.965 para o técnico, 16.113 para o técnico integrado ao médio e 11.630 para o ensino médio. Os cursos mais procurados este ano são mecatrônica integrada ao ensino médio e administração integrada ao ensino médio. Os dados são da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), atual responsável pelo processo seletivo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O vestibulinho das ETCs está entre os maiores processos seletivos do Brasil e para atender os quase 350 mil inscritos, a Fundação FAT mobilizará cerca de 15 mil profissionais, entre fiscais, volantes e auxiliares. As provas acontecem em aproximadamente 900 prédios espalhados por todo o estado. Segundo Cláudia Visnauskas, responsável pela organização do vestibulinho, um dos segredos para que tudo ocorra com exatidão é contar com uma equipe dedicada. As 400 mil provas são rodadas do dia para a noite. “São 9,6 milhões de páginas impressas, pois cada prova tem 24 páginas. O volume é muito grande e para garantir que essas provas cheguem no horário, contamos com 18 centros de distribuição no estado. Tudo é monitorado”, conta Cláudia.

O vestibulinho das ETCs encerrou o processo de inscrição com 348.790 candidatos em todo o estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Ela lembra que ainda existe todo um cuidado com os portadores de necessidades especiais, que dependendo de cada caso, precisam ser acompanhados individualmente por um fiscal. Neste ano, mil pessoas portadoras de necessidades especiais inscreveram-se para o vestibulinho. O cuidado com esses candidatos envolve também a impressão de provas ampliadas e em braile.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software