X

Cotidiano

Vereadores debatem situação do SAMU de Santos

A questão foi debatida devido a um requerimento apresentado pelo vereador Rui de Rosis (PMDB), que abordou a falta de insumos nas ambulâncias do serviço

Publicado em 16/05/2017 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Situação do SAMU de Santos foi tema de ampla discussão durante a sessão de ontem, na Câmara / Matheus Tagé/DL

A situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santos foi tema de ampla discussão durante a sessão de ontem, na Câmara Municipal. A questão foi abordada devido a um requerimento apresentado pelo vereador Rui de Rosis (PMDB), que questionou a falta de insumos nas ambulâncias do serviço.
No entanto, o que guiou a discussão foi os problemas com o atendimento do SAMU, principalmente devido a falta de viaturas.

“Encontrei com o motorista e ele me falou que não tinha material para atender quando era chamado. Ele disse que há um grande sucateamento de todas as vans. Conversando com ele, ele falava sobre o valor de uma van pelo município e uma alugada. A diferença é muito grande, mas a necessidade é emergencial. Precisa trazer vans. Em Santos, parece que tem quatro funcionando. A necessidade é urgente”, disse Rui de Rosis.

Chico Nogueira (PT) pediu para acrescenta um questionamento ao requerimento sobre a possibilidade de reparo em ambulâncias que estão nas oficinas.

“Às vezes são pequenos reparos e, de repente, você consegue melhorar essa questão. Tem que observar qual é o tipo de reparo. O aluguel da ambulância é caro para a cidade. Se a gente conseguir reparar as ambulâncias paradas, podemos agilizar e ter mais ambulâncias para a população”, comentou o petista.

Segundo a vereadora Audrey Kleys (PP), o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, informou que existem 18 ambulâncias, sendo que quatro precisam trocar o motor e outras oito estão na oficina por motivos diversos.

Geonísio Aguiar, o Boquinha (PSDB), também abordou a chance de reparo de viaturas que pertencem à Cidade.

“Hoje tem uma discussão que locar carros fica mais barato. No caso da Saúde eu acho que não. Tem que abrir licitações de peças, de compras. Desde o mandato anterior, eu não vejo como não dá para justificar uma compra emergencial para colocar uma ambulância funcionando”, falou Boquinha.

Já Bruno Orlandi (PSDB) defendeu a locação de ambulâncias, como é realizado atualmente pela Prefeitura.
O tucano também disse que a inclusão de um motorista encarece o contrato e, por isso, propôs realizar a atividade do Corpo de Bombeiros.

“Os bombeiros são profissionais treinados, que podem não só dirigir a viatura, como serem socorristas. Eles recebem um valor bom, complementa o salário mas,mais do que isso, eles atendem bem a população”, analisou Orlandi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Polícia identifica homem que se masturbava em veículo em Santos

Vítima estava passeando com seus cachorros quando foi abordada

Diário Mais

Boteco de comida japonesa? Saiba tudo sobre o novo 'point' de Santos

Situado na Rua Dom Lara, nova via gastronômica da Cidade, o 'bar' traz uma nova forma de apresentar a culinária japonesa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter