X

Cotidiano

Vereadora estuda projeto de lei para fiscalizar elevadores

Nos últimos 12 meses, duas pessoas morreram em acidentes envolvendo elevadores na Baixada Santista

LG Rodrigues

Publicado em 24/09/2019 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Elevadores poderão passar por intensa fiscalização caso projeto de lei seja criado e avance na Câmara dos Vereadores de Santos / Nair Bueno/DL

A cidade de Santos pode passar a contar com uma nova legislação que intensificará a fiscalização em elevadores de todos os tipos de edifício. A proposta será analisada hoje (24) na Câmara Municipal durante uma audiência pública marcada pela vereadora Audrey Kleys (PP) e que reunirá autoridades da cidade para debater a falta de segurança.

A ideia de Kleys é criar em Santos uma legislação que possa servir de exemplo para outros municípios da Baixada Santista com o passar dos anos e 'importar' algumas das noções de lei que já existem atualmente em São Paulo por meio do Relatório de Inspeção Anual de (RIA) de elevadores.

"Ainda vamos analisar para ver exatamente o que vamos fazer, se um projeto de lei deve ser produzido, mas já me adiantei e criei algo que tem como base a cidade de Santos para depois servir de exemplo para as outras cidades da região. A ideia é trazer o que existe de legislação em São Paulo para a Baixada Santista", explica a vereadora.

Audrey diz que foi motivada a marcar a audiência pública após ter sido procurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para debater sobre o aumento ocorrido no número de acidentes envolvendo elevadores.

"A crise econômica tem feito os prédios deixar de investir em grandes manutenções, então muitos acabam comprando peças já usadas, recicladas e as contratadas aceitam trabalhar assim porque não há uma fiscalização. A obrigatoriedade de ter esse relatório totalmente informatizado pode ajudar a evitar esse tipo de acidente".

A audiência reunirá o presidente do Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp), Marcelo Braga, o vice-presidente Jomar Alegre Cardoso e o diretor Max dos Santos. A audiência será realizada a partir das 18h30 de hoje no auditório Zeny de Sá Goulart.

Histórico

Nos últimos 12 meses, duas pessoas morreram em acidentes envolvendo elevadores na Baixada Santista. Em dezembro do ano passado, um operário morreu prensado em Praia Grande após ele ter sido prensado pelo equipamento enquanto trabalhava no reparo do elevador em um edifício em construção.

Já em abril deste ano, um homem morreu depois de cair do sétimo andar. A vítima despencou no fosso do elevador de um prédio em São Vicente. A morte ocorreu durante uma queda de energia enquanto um temporal ocorria na cidade. (LG Rodrigues)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter