Cotidiano

Vereador Sadao Nakai quer cadastro das árvores de Santos

Além disso, todas as informações de cada exemplar arbóreo devem ser disponibilizadas na internet

Da Reportagem

Publicado em 20/11/2018 às 09:00

Compartilhe:

Sadao Nakai é autor da Lei 3.269/2016 / Nair Bueno/DL

O vereador Sadao Nakai (PSDB) apresentou um requerimento na Câmara de Santos pedindo informações sobre o cadastro das árvores da cidade. Ele é autor da Lei 3.269/2016 que obriga o cadastramento das árvores situadas em logradouros, passeio público e próprios municipais, com o objetivo de identificar a arborização urbana e fornecer informações necessárias para a definição de práticas de manejo e monitoramento adequados. Além disso, todas as informações de cada exemplar arbóreo devem ser disponibilizadas na internet.

Segundo Sadao, “apesar de estar vigente há mais de dois anos, a lei até o momento não foi cumprida”.
De acordo com a lei, o cadastro deve conter número, espécie, localização, estado fitossanitário, periodicidade para corte e/ ou poda da espécie, data da última poda, data prevista da próxima poda, data da vistoria e identificação do engenheiro agrônomo autor do laudo.

No site da Prefeitura de Santos há atualmente duas páginas com informações sobre as árvores da cidade: Árvores de Santos (www.santos.sp.gov.br/?q=content/arvores-de-santos) e Monitora Santos (www.santos.sp.gov.br/monitorasantos), lançada em setembro.

“Na página Árvores de Santos há informações sobre as espécies que existem na cidade e orientações aos munícipes e na plataforma Monitora Santos há um mapa que mostra a localização das árvores e, em alguns casos, a espécie. Portanto falta muita informação importante para planejar o manejo”, explica Sadao.

O vereador lembra que em julho de 2016 foi noticiado que a Prefeitura faria um convênio com uma universidade para a realização do cadastramento das árvores.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente informa que já está em andamento a contratação de estagiários de engenharia ambiental e biologia para a produção do censo arbóreo, previsto para ser realizado ao longo de 2019.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Via Anchieta tem 7 km de congestionamento; veja pontos, tempo de espera e opções

Informação foi compartilhada pela Ecovias nesta manhã (26)

Cotidiano

Estudo revela novo traçado para túnel Santos-Guarujá

Segundo novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), ο πονο traçado para a tão sonhada ligação seca teria 66 desapropriações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter