O projeto Verão no Clima 2025/26 já retirou cerca de duas toneladas de resíduos das praias do litoral paulista / Divulgação/Agência SP
Continua depois da publicidade
O projeto Verão no Clima 2025/26, uma iniciativa do Governo de São Paulo por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), já retirou cerca de 2 toneladas de resíduos das praias do litoral paulista por meio de mutirões de limpeza com turistas e moradores locais.
O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre descarte irregular de microplásticos e outros detritos que ameaçam o ecossistema marinho. A oitava etapa do programa estadual ocorreu neste sábado (7), na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba, junto com atividades de lazer como dança havaiana, fit dance, exposições de biologia marinha, além de apresentações musicais, como a Orquestra dos Violeiros, e o maracatu Odé da Mata.
Continua depois da publicidade
Ao longo do dia, os voluntários e parceiros da iniciativa também participaram de outras atividades voltadas à conscientização ambiental, à promoção da saúde, com aferição de pressão arterial, e ao bem-estar da população durante a alta temporada no litoral paulista.
Segundo a diretora de Educação Ambiental da Semil, Lara Carolina Chacon, o foco não é apenas a limpeza física, mas a mudança de comportamento dos visitantes durante a alta temporada, reforçando que pequenas atitudes individuais preservam a saúde das praias.
Continua depois da publicidade
“O Verão no Clima vai além da programação cultural e esportiva. Ele cria oportunidades para dialogar com a população sobre a relação cotidiana com o meio ambiente, mostrando que pequenas atitudes, como cuidar da praia que frequentamos, fazem diferença para a conservação do litoral paulista”, afirmou Lara.
Entre os destaques estavam a exposição de animais marinhos preservados, da coleção do Museu Oceanográfico da USP, e atividades educativas voltadas ao reconhecimento dos tipos de microplásticos encontrados no ambiente marinho, abordando suas origens e impactos ambientais.
Entre as cidades que já receberam o projeto nesta temporada, Bertioga lidera o ranking de resíduos retirados, com 725 kg, seguida por Peruíbe (468 kg), Santos (407 kg), Ilha Comprida (225 kg), Itanhaém (95,9 kg), Ubatuba (61,5 kg) e Praia Grande (49,2 kg).
Continua depois da publicidade
Os mutirões, que já retiraram cerca de 2 toneladas de resíduos das praias, contam com a participação de voluntários e instituições renomadas, como o Guardião da Costeira, Maranata, Projeto Toninhas do Bra, Institutos Argonauta e Supereco, além da Fundação Florestal, Centro Paula Souza e do Instituto Oceanográfico da USP.
As próximas paradas do Verão no Clima incluem Guarujá, nesta quarta-feira (11/02), e Mongaguá, no sábado (14/02). O encerramento do ciclo de mutirões está previsto para o dia 21 de março, em Cananéia.
Confira a programação completa abaixo para participar dos mutirões.
Continua depois da publicidade
O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, IPA, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza, Crea-SP e Circular Brain. A realização é do Governo de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.