Após o lançamento em Itanhaém, o projeto circulará por outras 15 cidades do litoral ao longo da temporada / Divulgação
Continua depois da publicidade
O litoral paulista abre oficialmente o calendário de verão com o início do Projeto Verão no Clima, que estreia sua edição 2025/2026 em Itanhaém no dia 13 de dezembro.
A programação gratuita une educação ambiental, música e esportes, reunindo artistas regionais e mobilização cidadã em torno da limpeza das praias. Após o lançamento no município, o projeto circulará por outras 15 cidades do litoral ao longo da temporada.
Continua depois da publicidade
Durante todo o evento, equipes de conscientização realizam atividades com foco em descarte correto de resíduos, preservação do ecossistema costeiro e redução de impactos nas praias.
Em Itanhaém, as ações começam às 7h, com mutirão de orientação ambiental e atividades lúdicas para todas as idades — de jogos a oficinas temáticas que incentivam práticas sustentáveis.
Continua depois da publicidade
A programação esportiva inclui uma etapa do maior circuito gratuito de corridas de verão do litoral paulista.
As inscrições já estão abertas no site Ticket Sport e seguem até 12 de dezembro. A retirada de kits será às 5h30, com largada programada para 7h na Praia do Cibratel.
A partir das 11h, o palco recebe Filhos do Soul, que abre o line-up com clássicos de Michael Jackson, Stevie Wonder, Amy Winehouse, Tim Maia e Rita Lee.
Continua depois da publicidade
Durante o dia passam ainda DJs e músicos como D2 Cover, Nayara Yamamoto, Leticia Castilho e Luiz Cabelo e Banda, reforçando o protagonismo cultural local. “Preservação é compromisso coletivo”, diz Secretaria Estadual
A secretária da Semil, Natália Resende, destaca que o Verão no Clima reforça o cuidado permanente com o ambiente costeiro.
“Preservação ambiental não é um gesto isolado, é um compromisso coletivo. Nesta temporada, estamos ampliando o projeto e levando essa mensagem às 16 cidades do nosso litoral.”
Continua depois da publicidade
Após Itanhaém, o projeto chega a Cubatão, Peruíbe, Bertioga, Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Mongaguá, São Vicente, Ilhabela, Iguape, São Sebastião e Cananeia — com datas a serem divulgadas nos próximos meses.