Verão exige cuidados especiais com os animais

Com a chegada da estação, pequenas mudanças são necessárias na rotina dos animais para tornar o período mais agradável

Comentar
Compartilhar
12 DEZ 201319h50

A chegada do verão é sentida por todos. Além das pessoas, os animais e as plantas também sentem as modificações na temperatura e é preciso tomar uma série de cuidados para amenizar o calor excessivo.

Com a chegada da estação, pequenas mudanças são necessárias na rotina dos animais para tornar o período mais agradável. O veterinário André Goelzer, da Quinta da Estância, alerta para os perigos do verão e dá dicas para manter o bem-estar dos animais durante a estação.

Alimentação

Nos dias mais quentes é comum que os animais percam o apetite e passem a comer menos. A escolha de um horário mais fresco pode ser determinante, além de diminuir a quantidade de ração e não fazer modificações na alimentação. O cuidado com a ração também é importante, tendo em vista que rações industrializadas podem sofrer alterações com o calor, por isso é importante remover os restos dos potes.

Hidratação

Os animais precisam receber, no mínimo, 60 ml de água por quilo de peso por dia. A água deve ser trocada frequentemente, se conservando sempre limpa e fresca.

O verão exige cuidados especiais com os animais (Foto: Divulgação/PMC)

Doenças

No verão os animais ficam mais propensos a pulgas, carrapatos e mosquitos que transmitem doenças. O cuidado é a prevenção. Manter o controle dos medicamentos e a limpeza do local onde os animais passam a maior parte do tempo é imprescindível. A carteira de vacinação deve estar sempre em dia.

Ventilação

Aves e répteis precisam de atenção especial nos períodos quentes do ano, afinal a desidratação pode levar a morte desses animais. Deixá-los em locais frescos e ventilados é fundamental para a renovação do ar.

Umidade

Para diminuir os impactos do calor os animais tendem a procurar ambientes mais frescos. A tendência é a procura por lugares úmidos, porém a umidade gera uma série de doenças de pele. O ambiente ideal para os animais é seco e com bastante sombra.