Continua depois da publicidade
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta terça-feira que o país recebeu o pedido de asilo do ex-agente norte-americano, Edward Snowden. Maduro afirmou que esse talvez seja "o primeiro asilo humanitário coletivo do mundo".
"Ele vai precisar dizer quando quer voar para cá, caso realmente queira vir para a Venezuela", disse Maduro a jornalistas sem fornecer mais detalhes.
Além da Venezuela, Bolívia e Nicarágua também confirmaram que concederiam asilo a Snowden. O Equador disse que consideraria qualquer solicitação.
Os Estados Unidos cancelaram o passaporte de Snowden e não está claro se ele tem os documentos necessários para deixar Moscou.
Continua depois da publicidade
O ex-agente norte-americano foi responsável por vazar detalhes de dois programas ultrassecretos de espionagem eletrônica mantidos pelos Estados Unidos.
Snowden, de 30 anos, é agora acusado pelos EUA de espionagem e roubo de propriedade do governo. Ele fugiu primeiro para Hong Kong e, segundo autoridades russas, encontra-se atualmente na zona de trânsito de um aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou.
Continua depois da publicidade