Vencedor desenvolveu projeto que incentiva prática de exercícios entre alunos

Evento ocorrido na última sexta-feira (14/03) no Hotel Casa Grande premiou iniciativas educacionais de professores da rede municipal de Guarujá

Comentar
Compartilhar
18 MAR 201417h43

A noite da última sexta-feira (14) foi de muita comemoração para os 124 educadores de Guarujá que inscreveram suas experiências educacionais na 2ª Edição do Prêmio “Educador Destaque”. Mais de 800 convidados participaram de uma grande festa preparada pela Prefeitura de Guarujá, em parceria com a Planeta Educação, em reconhecimento aos trabalhos inovadores desenvolvidos pelos profissionais da rede com seus alunos durante o ano de 2013. O tema do evento, organizado pela Secretaria de Educação, foi “Educação a bordo: Quem conduz esse barco merece nosso reconhecimento”.

Todos os educadores inscritos receberam um certificado de participação, sendo que os 50 melhores foram premiados com troféus. Em clima de grande expectativa, foram chamados ao palco do evento, na companhia da prefeita, Maria Antonieta de Brito, e da secretária de Educação, Priscilla Bonini, os autores dos 10 trabalhos mais bem avaliados pela comissão julgadora. Foram anunciados, em ordem decrescente, os três primeiros lugares.

Premiados posam durante o evento que aconteceu na última sexta, 14 (Foto: Roberto Sander/PMG)

O grande vencedor foi o educador Valdemir Genuíno da Silva, que inscreveu o projeto “Brincando com Equilíbrio”, aplicado na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Gonçalves de Oliveira, em Vicente de Carvalho. Ele recebeu como prêmio um cruzeiro nacional com direito a acompanhante e a unidade escolar foi premiada com uma TV de LED de 32 polegadas. “É uma emoção fantástica. Gostaria de agradecer a Deus, minha família e a todos os funcionários da Escola Maria de Lourdes e da Secretaria de Educação”, discursou Valdemir.

O projeto desenvolvido pelo educador trabalhou o estímulo ao desenvolvimento psicomotor dos alunos com a prática de atividades diversificadas de equilíbrio e concentração durante as aulas de Educação Física. Entre elas, esportes da atualidade como o Stand Up e o Slack Line, e brincadeiras do passado, como pé de lata e carrinho de rolimã. “Ao trabalhar o equilíbrio, o projeto desenvolveu também a concentração dos alunos. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar educando. Neste ano, estou atuando em outras duas escolas diferentes, onde também colocarei o projeto em prática com algumas inovações”, adiantou.

A Prefeita Antonieta mostrou grande alegria com a realização da segunda edição do Educador Destaque, evento que, segundo ela, valoriza os talentos da rede, tão fundamentais para a qualidade da educação. “Esses profissionais, que são a prata da casa, têm a grande responsabilidade de fazer com que tenhamos alunos que sejam sujeitos da sua própria história e construam uma sociedade com valores diferentes”, disse Maria Antonieta.

Priscila Bonini, secretária de Educação, destacou o crescimento no número de projetos inscritos no prêmio. “A cada ano que passa mais professores encaminham seus projetos que, por sua vez, estão muito mais elaborados. O grande intuito do Prêmio é valorizar o educador e, ao mesmo tempo, divulgar essas práticas inovadoras da cidade do Guarujá. São projetos que trazem resultados comprovados no processo de ensino e aprendizagem. Nossos alunos e comunidade só têm a ganhar”, expressou.

Premiados - Os 2º e 3º lugares também foram premiados. A educadora Marília Lima Matos Vieira, da Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Araújo, localizada no bairro Morrinhos II, levou o 2º lugar e ganhou um notebook pelo projeto “Pequenos Cientistas Investigando Seres Vivos”, no qual os alunos realizaram diversas pesquisas para a confecção de um livro em braile com os relatórios científicos das aulas práticas no Laboratório de Ciências. O 3º lugar foi dado à educadora Rosaria Peique Aznar, do Neim Albert Sabin, em Vicente de Carvalho, que recebeu um tablet pelo projeto “A Magia de um Picadeiro”, que resgatou a magia e a cultura circense entre os pequenos por meio de atividades artísticas.

Ao final do evento, todos os convidados receberam um livro com o relato das 136 experiências inscritas.