X

Cotidiano

Veja tudo o que você precisa saber sobre vacinação contra a gripe e Covid-19

A ampla oferta de doses de imunização contra as duas doenças pode causar algumas dúvidas entre os moradores, como o período de cada dose e o tempo de espera para cada imunização

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2021 às 21:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos está oferecendo doses de vacinas contra a covid-19 e contra a gripe / Divulgação/PMS

Santos está oferecendo doses de vacinas contra a covid-19 e contra a gripe (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B). A ampla oferta de doses de imunização contra as duas doenças pode causar algumas dúvidas entre os moradores, como o período de cada dose e o tempo de espera para cada imunização.

O médico infectologista Marcos Caseiro responde, a seguir, questionamentos comuns a muitas pessoas.

Por que é importante a vacina da gripe mesmo durante uma pandemia de covid-19?

A gripe é uma doença sazonal. Ela tem o pico de incidência nos meses frios. É endêmica. Ela começa no inverno, nos hemisférios Norte e Sul. A gripe influenza tem alta letalidade em idosos, crianças e gestantes. Por isso a importância desses grupos de tomarem a vacina, porque é uma doença de transmissão respiratória também.

Qual o intervalo deve ser respeitado entre a vacina da covid-19 e da gripe?

O intervalo é de 15 dias. Se a pessoa tomou a vacina contra a covid-19, depois de 15 dias ela pode tomar a da gripe. E depois de 15 dias pode tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19.

A vacina da gripe oferece algum tipo de risco?

A vacina da gripe é feita com fragmentos das espículas (partes) do vírus Influenza. Não existe a partícula viral. Então, não há risco algum.

Há alguma contraindicação?

Só há uma contraindicação: a vacina da gripe é cultivada em ovos, no Instituto Butantã. Então, pessoas com alergia a componentes de ovos - o que é muito raro - não devem tomar essa vacina. De resto, não há qualquer contraindicação. Gestantes e crianças acima de seis meses podem tomar essa vacina.

Quem está gripado ou com febre pode tomar a vacina da gripe?

Essa questão da gripe precisa ser bem explicada. A maioria das pessoas fica resfriada, com coriza. A gripe é uma doença grave, as pessoas ficam acamadas. Essas pessoas não devem tomar a vacina. Devem esperar 15 dias para tomar a vacina, se tiver certeza que seja gripe. Resfriado ou febre baixa não são contraindicações para a vacina da gripe.

Quem está com suspeita de covid-19 ou confirmado com covid-19 pode tomar a vacina da gripe?

Não. Não deve tomar. Quem está com infecção viral ou suspeita de infecção viral deve aguardar a melhora dos sintomas. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da covid-19 ou do início da confirmação da covid-19.

Idosos que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 e esqueceram de tomar a segunda dose, o que devem fazer?

Temos que insistir nisso: o ideal é tomar a segunda dose entre duas e quatro semanas após a primeira dose. Mas quem esqueceu de tomar a segunda dose pode procurar os postos de vacinação e tomar a vacina em qualquer momento. Não deve deixar de tomar essa segunda dose. Mesmo se passou mais de um mês. Essa segunda dose é um reforço para aumentar os anticorpos da primeira dose.

Após tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19, em quanto tempo uma pessoa pode ser considerada satisfatoriamente imunizada?

Depois de duas semanas, após a segunda dose, considera-se que essas pessoas estejam protegidas.

Quem tomou as duas doses da vacina contra a covid-19 está livre de ser contaminado?

Quem tomou as duas doses, mesmo depois de 14 dias, não está invulnerável. Mesmo quem tomou as duas doses tem que continuar com as medidas de proteção como uso de máscara e lavagem constante das mãos. Temos variantes virais e outras situações que são levadas em conta.

O prazo de 14 dias após a segunda dose vale tanto para a CoronaVac como para a vacina de Oxford (AstraZeneca)?

Sim. Normalmente, o pico de produção de anticorpos é de 14 dias após a segunda dose.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter