Alguns modelos de carros não precisam mais arcar com as despesas de IPVA em 2026 / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Com 2026 prestes a começar nos próximos dias, muitas pessoas já começam a se preocupar com o IPVA que deverão encarar. Independente do valor, muitos condutores já se programam para arcar com o imposto. Entretanto, existem alguns modelos em específico que estão livres dessa taxa.
Dentro deste cenário, alguns veículos são isentos de IPVA, pois, dependendo do ano de fabricação e do estado onde o veículo é registrado, não há mais cobrança de tributos.
Continua depois da publicidade
Leia também: Idosos têm isenção de IPVA? Confira as regras e veja como pedir
Entretanto, as leis de IPVA para o tempo de fabricação variam de acordo com cada estado. Mesmo que muitos não ofereçam o benefício, desde o último dia 9, carros de passeio, comerciais leves e veículos de uso misto com 20 anos ou mais estão livres da cobrança em todo o território nacional.
Continua depois da publicidade
Como acontece em São Paulo, cuja isenção acontece apenas com os veículos fabricados no máximo em 2005, independentemente de o modelo ser 2006.
No caso do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, veículos fabricados há 15 anos ou mais permanecem isentos de pagamento.
Já no Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, essa regra se aplica a veículos produzidos há 10 anos ou mais.
Continua depois da publicidade
Confira alguns modelos que podem ser aproveitados pela isenção, separados pelos tempos.
Para os residentes dos estados onde o IPVA está isento a partir dos 10 anos de fabricação, podem ser considerados modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Inclusive, o modelo HR-V é considerado o mais comercial deles.
Outros modelos, como a picape Duster Oroch e o esportivo Sandero RS, da Volkswagen, trouxeram a perua VW Golf Variant e, além disso, popularizaram modelos como o UP!.
Continua depois da publicidade
Em 2010, diversos carros populares chegaram ao mercado, como é o caso do Fiesta, da Ford, que possuía sete airbags e controles de estabilidade e tração. Enquanto isso, a Kia Motors trouxe duas novas gerações de Sportage e Sorento, com visual considerado mais moderno.
Já a Hyundai trouxe o SUV ix35 e o sedã Sonata, que foram fenômenos de vendas nos primeiros anos.
Os paulistanos, no caso, podem aproveitar modelos como a terceira geração do Chevrolet Vectra, que até hoje é muito bem visto no mercado de usados por conta de sua acessibilidade mecânica.
Continua depois da publicidade
Outro modelo bem visto é o Honda Fit, que chegou um pouco antes, mas ganhou uma configuração com motor 1.5 e fama de ser um veículo ágil e econômico.
Em paralelo, a Volkswagen também teve dois importantes lançamentos, que são a família G4 de Gol, Parati e Saveiro, e o fenômeno CrossFox.