X

Cotidiano

Vacinas acabam em parte das unidades de saúde de Santos

Administração afirma que não há perspectiva de recebimento de novas doses da imunização contra a gripe no município

Rafaella Martinez

Publicado em 25/05/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar do cartaz na porta da Policlínica da Ponta da Praia, doses da vacina acabaram ainda no período da manhã / Rodrigo Montaldi/DL

Mesmo após o recebimento de 30 mil vacinas contra gripe, nem todo mundo que procurou os postos de saúde de Santos ontem conseguiu encontrar a imunização. As vacinas fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (23) se esgotaram em parte das unidades e não há perspectiva de recebimento de novas doses na cidade.

Sem informar em quais unidades a vacinação foi suspensa e se a meta de imunização para o grupo das gestantes foi atingido, a Prefeitura de Santos disse que a cidade já bateu a meta de cobertura geral da campanha. Ainda de acordo com a Administração, as unidades que possuem doses seguem a realização da campanha normalmente. No entanto, não informou quais são essas unidades. O Diário do Litoral esteve ontem em três policlínicas que já estão desabastecidas: Ponta da Praia, Aparecida e Embaré.

As mil doses da vacina recebidas na Policlínica da Ponta da Praia acabaram ainda na parte da manhã. No local, uma funcionária orientava já na porta sobre o desabastecimento.

“É um absurdo. Vim na última sexta-feira tomar a vacina e tinha acabado. Para não perder a viagem hoje telefonei a manhã toda e não fui atendida. Vim até aqui tomar e fui informada que a vacina já acabou. Agora preciso pegar um ônibus e tentar ir na policlínica da Alexandre Martins”, desabafou a aposentada Regina Rodrigues, de 63 anos.

Durante os poucos minutos em que a Reportagem esteve na unidade, outras três senhoras e duas crianças acompanhadas pelos pais estiveram na unidade e precisaram se deslocar para outra policlínica.

Foi o que fez o aposentado Gilberto Couto, de 69 anos. Desde a última quinta-feira ele compareceu três vezes na unidade da Ponta da Praia para tomar a vacina. Como não encontrou a imunização na unidade no início da tarde de ontem, o aposentado decidiu se deslocar com a esposa, Neuza Couto, de 66 anos, até a Policlínica do Embaré. O casal recebeu as duas últimas senhas para vacinação, pois a unidade também estava desabastecida.

A mesma situação foi encontrada na Policlínica da Aparecida. Durante visita da Reportagem, 52 pessoas aguardavam na fila para tomar a imunização. De acordo com os funcionários, além do público que já estava no local, tinham apenas mais onze vacinas disponíveis em estoque para aplicação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter