Vacinação de pets vai até sexta-feira na Zona Noroeste de Santos

Os moradores do bairro podem levar os pets para aplicação das doses até sexta-feira (5), das 9h às 12h, na sede da entidade, que fica na Rua Luiz Gomes Cruz, 368

Comentar
Compartilhar
01 MAR 2021Por Da Reportagem19h32
A Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida) disponibilizou 100 doses por dia, sendo 60 para cães e 40 para gatosA Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida) disponibilizou 100 doses por dia, sendo 60 para cães e 40 para gatosFoto: Divulgação/PMS

A sede da Associação de Moradores do Castelo teve uma manhã repleta de latidos e miados nesta segunda-feira (1º): começou a vacinação gratuita de cães e gatos. Os moradores do bairro podem levar os pets para aplicação das doses até sexta-feira (5), das 9h às 12h, na sede da entidade, que fica na Rua Luiz Gomes Cruz, 368. A Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida) disponibilizou 100 doses por dia, sendo 60 para cães e 40 para gatos.

Os proprietários devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Os cães devem ser conduzidos em guia, e os gatos em caixa transporte.

Serão aplicadas as vacinas V10 para cães e V4 para gatos. O veterinário Cristiano Silva Boueres explica que não são para combater a raiva. A direcionada a cães, evita dez doenças e, para gatos, quatro. Deve-se vacinar esses pets a partir de dois meses de idade. "Eles devem estar bem de saúde, não podem estar com febre, nem ter pulgas ou carrapatos. Caso contrário, diminui a eficácia da vacina".

Para filhotes de cães até um ano, são necessárias três aplicações da vacina, uma por mês. Já os filhotes de gatos precisam de duas vacinas, também uma por mês. Para pets adultos, basta uma dose por ano.

Elogios

Moradora do Castelo, Marileide Lima não encontrou dificuldade de levar Chaveirinho e Etevalda para a vacinação. Ela vai se organizar durante a semana para levar seus outros dez gatos. "Quem vai me dar problema é um que pesa 10 quilos". Situação mais fácil encontrou Dionísio Aguiar, dono da Preta, uma simpática vira-lata. "É importante deixar a vacina dela em dia".

Diva Santiago da Silva elogiou a iniciativa da Prefeitura. Dona dos gatos Lion e Thor, ela comentou que, se não fosse a vacinação gratuita, teria que arcar com este gasto. "Não dá para ficar sem essa vacina".

Outros bairros

Depois do Castelo, outros locais que receberão a vacinação gratuita dos pets são a Câmara Municipal (Rua Bittencourt, 29, Centro), entre os dias 8 e 12, Morro São Bento (quadra do Cruzeiro), de 15 a 19, e  Alemoa (Travessa Almeida, 9), de 22 a 26.