X

Cotidiano

Vacinação contra HPV começa dia 10 de março em Bertioga

A vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde. Meninas de 11 à 13 anos têm direito de tomar

Publicado em 07/02/2014 às 16:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir de 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a vacinar todas as meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), em escolas públicas e privadas de todo o país. Em Bertioga, a vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização será realizada até 10 de abril.

A população estimada a ser vacinada no Município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.472 adolescentes, sendo 491 na faixa etária de 11 anos, 496 com 12, e 485 com 13 anos de idade.

A Secretaria de Saúde de Bertioga já comunicou a todas as escolas que têm essa população para vacinar, a fim de que façam um levantamento do número de adolescentes por unidade de ensino, e que informe aos pais sobre a campanha, solicitando a eles autorização para vacinar as filhas. As adolescentes que já foram vacinadas e que estão com esquema completo de três doses, não necessitam ser imunizadas.

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.

A partir de 10 de março, o SUS vai começar a vacinar todas as meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, contra o HPV (Foto: Divulgação)

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será realizada em dois momentos nas escolas: em março (1ª dose) e em setembro (2ª dose). A terceira dose será ministrada somente após cinco anos (60 meses). No dia agendado para vacinar na escola é necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação.

Lúcia Peres Guimarães, enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do Município, explica que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico. “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”, alerta a enfermeira.

Lúcia ainda adverte sobre a grande importância de adesão a essa vacina para prevenção da doença em adolescentes que já iniciaram atividades sexuais e as que ainda não começaram. “A faixa etária, sexo e dosagem estão sendo seguidas segundo orientações do Ministério da Saúde, por se tratar de um estudo realizado com adolescentes nessa faixa de idade, onde ocorreu o maior número de casos referente à doença. As meninas que estiverem fora dessa faixa não poderão ser vacinadas”.

Ao todo, há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Para mais informações sobre a vacinação em Bertioga, entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 3317-1249 ou Vigilância à Saúde: 3319-9058.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter