A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual / Divulgação/Prefeitura de SP
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (19), a cidade de São Paulo iniciou a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade.
A imunização é de graça nas 479 Unidades Básicas de Saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nas clínicas particulares, a vacina custa entre R$ 100 e R$ 120.
Continua depois da publicidade
No sábado, a vacinação está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.
A vacina é oferecida pelo SUS e é um imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada todo ano.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar que a vacina da gripe não dá gripe, visto que o imunizante é feito com fragmentos do vírus morto, apenas suficiente para induzir uma resposta imune.
A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual.
A campanha ficou em grupo prioritários neste ano, como idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses, menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Porém, até o momento, a adesão à campanha foi extremamente baixa. Desde o início da vacinação, no dia 28 de março, apenas 1.09 milhões de doses foram aplicadas.
Esse número representa apenas 25% da cobertura vacinal entre o público alvo prioritário, que é estimado em 4,8 milhões.
A gripe é transmitida por meio das secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ser transmitida pelo contato indireto, quando as mãos levam o vírus da superfície contaminada a boca, nariz ou olhos.
Continua depois da publicidade
Dicas de prevenção são lavar as mãos com frequência, usar máscara, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes ventilados.