Vacinação contra a gripe terá início segunda-feira, em Santos

O público-alvo no Município é formado por mais de 129 mil pessoas. Pelo menos 90%, cerca de 116 mil pessoas, precisa ser imunizado

Comentar
Compartilhar
19 ABR 2018Por Da Reportagem18h00
A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Yamagata)Foto: Divulgação/PMS

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) terá início em Santos na próxima segunda-feira (23 de abril) e seguirá até 1º de junho. Na Cidade estarão disponíveis 28 postos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além de programado um Dia D no dia 12 de maio (sábado).

O público-alvo no Município é formado por mais de 129 mil pessoas e o Ministério da Saúde preconiza que pelo menos 90%, cerca de 116 mil pessoas, sejam cobertas pela imunização.

A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Yamagata) - o H3N2 tem grande circulação neste ano nos Estados Unidos e outros países da América. A dose é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde (serviços públicos e particulares), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos (mais de 60 anos).

Também para povos indígenas, professores, doentes crônicos e outras condições especiais (como hipertensos e diabéticos), adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (Fundação Casa – 12 a 21 anos), presos e funcionários do sistema prisional - para estes grupos não há metas de vacinação. Já pessoas alérgicas a ovo e crianças menores de 6 meses de idade têm contraindicação e não podem tomar a vacina.

É preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), além de crachá ou documento de identificação profissional (trabalhadores da saúde e sistema prisional e professores) e declaração ou receita médica dos últimos três meses para comprovar a doença crônica ou condição especial. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Capacitação

Nesta quarta (18), mais de 100 médicos das policlínicas foram capacitados sobre o vírus Influenza pelo médico infectologista e professor Marcos Caseiro, em atividades na OAB-Santos e sede da Fams. Houve o esclarecimento de dúvidas, além de atualizadas informações sobre o agravo, diagnóstico e conduta clínica em casos suspeitos da doença. Já nesta quinta (19), 100 profissionais de enfermagem serão capacitados na Associação dos Dentistas (Gonzaga) para a campanha de imunização.

Acamados e com restrições de mobilidade serão vacinados em casa

Os pacientes acamados ou com restrição de mobilidade podem ser vacinados em domicílio. Aqueles já acompanhados pela Seção de Atenção Domiciliar (Seadomi) e unidades de Saúde da Família não precisam se inscrever.

Já nos demais casos, um familiar ou representante legal deverá comparecer a uma das 31 policlínicas da Atenção Básica de segunda a sexta, das 9h às 16h, a partir de segunda (23) até 10 de maio.

No ato é preciso apresentar cópias do documento de identificação do paciente (RG ou CNH, por exemplo) e do comprovante de residência, além de assinar declaração de que o paciente tem limitações e necessita da vacinação em domicílio. A vacinação para estas pessoas está prevista para ocorrer no dia 19 de maio. No ano passado, 1.700 pessoas acamadas e com restrições foram vacinadas contra a gripe em suas casas.

Postos de Vacinação – Influenza

23 de abril a 1º de junho – segunda a sexta (9h às 16h)

Orla

Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728

Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607

Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Gonzaga - Rua Assis Correia, 17

José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada

Vila Mathias- Rua Xavier Pinheiro, 284 - Encruzilhada

Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº

Caruara - Rua Andrade Soares s/nº

Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40 – Vila Mathias

Monte Cabrão – Rua Principal s/n°

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula- Praça Guilherme Délius s/nº - Alemoa

Bom Retiro- Rua João Fraccaroli s/nº

Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº

São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº - São Manoel

São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351 - São Jorge

Castelo- Rua Francisco de Barros Melo, 184

Morros

Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115

Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

São Bento - Rua das Pedras s/nº

Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó

Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Jabaquara – Rua Rangel Pestana, 475

Morro Santa Maria – Rua Um s/n°

Vila Progresso – Rua Três, casa 1 e 2 – Vila Telma

Morro da Penha – Rua Três, 150

Monte Serrat - Praça Correa de Melo s/n°