X

Cotidiano

Vacinação contra a gripe será retomada nesta quarta-feira em Santos

A quantidade de doses, no entanto, ainda é insuficiente para atender plenamente o público-alvo da primeira etapa da campanh

Da Reportagem

Publicado em 24/03/2020 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vale lembrar que o calendário da campanha é definido pelo Ministério da Saúde / Divulgação/PMS

Após receber 20 mil doses do governo do Estado na tarde desta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde de Santos retomará a campanha de vacinação contra a gripe na quarta-feira (25), em 31 policlínicas (veja endereços abaixo), das 7h30 às 16h, e em dois drive thrus, das 9 às 16h: no estacionamento do Mendes Convention Center (Av. Gal. Francisco Glicério, 206, Gonzaga) e em frente à Policlínica do Rádio Clube (Av. Hugo Maia, 153).

A quantidade de doses, no entanto, ainda é insuficiente para atender plenamente o público-alvo da primeira etapa da campanha: idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Pela meta do Estado, a Cidade precisa vacinar 90% das 104 mil pessoas que fazem parte deste grupo, ou seja, pouco mais de 93 mil pessoas. Desde o início da campanha, cerca de 15 mil foram vacinadas.

Vale lembrar que o calendário da campanha é definido pelo Ministério da Saúde, responsável ainda pela aquisição e repasse das vacinas aos estados e, estes, aos municípios.

"O drive thru foi uma estratégia muito elogiada, principalmente pelos idosos, durante este período de pandemia do novo coronavírus. Para receber a vacina, não precisa nem descer do carro. Nas policlínicas, também adotamos condutas para que as vacinas sejam aplicadas de forma rápida, evitando aglomerações e permitindo um breve retorno dos idosos para as suas casas", afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

OUTROS PÚBLICOS

A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, agentes de forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas – diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Já a terceira etapa tem início em 9 de maio (sábado), abrangendo crianças de seis meses a seis anos, grávidas, mulheres que deram à luz há bem pouco tempo, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população da Cidade. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

O QUE LEVAR

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

ACAMADOS

As pessoas acamadas receberão a vacina contra a gripe em domicílio. Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre como deve ser realizada a inscrição dos pacientes. Quem já é acompanhado pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisa se inscrever.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Policlínica Alemoa e Chico de Paula - R. Afonsina Proost de Souza s/nº - Alemoa

Policlínica Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1728

Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº

Policlínica Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607

Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514 - Encruzilhada

Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Policlínica Gonzaga - Rua Assis Correia, 17

Policlínica Jabaquara - Av. Rangel Pestana, 475

Policlínica José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201

Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115

Centro de Saúde Martins Fontes

Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

Policlínica Morro Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/n.º

Policlínica Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº

Unidade de Cuidado do Porto - Rua General Câmara, 507, Paquetá

Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº

Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº

Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº

Policlínica Vila São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351

Policlínica São Manoel

Praça Nicolau Geraigire s/nº

Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº

Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284

Policlínica Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó

Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº - Área Continental

Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº– Área Continental

Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº

Policlínica Morro da Penha - Rua Três, 150

Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 - Vila Telma

Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº

Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118

Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter