X

Cotidiano

UTI do Hospital Santo Amaro sai em 2014

Garantia foi dada pelo diretor da unidade, ao receber visita de David Uip

Publicado em 07/12/2013 às 01:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sessenta vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro estarão à disposição da Baixada Santista até o fim do primeiro semestre de 2014. O anúncio foi feito ontem pelo diretor da unidade, Urbano Bahamonde, ao receber a visita do secretário de Estado da Saúde, David Uip. Também no mesmo período deve estar em funcionamento a unidade do Santo Amaro em Vicente de Carvalho.

A Secretaria de Estado da Saúde tende a investir R$ 6 milhões no Santo Amaro neste final de ano e em 2014. A verba será aplicada conforme a demanda de serviços.

Quanto à maternidade do hospital, haverá aumento de 35 para 40 vagas, e Bahamonde não se furtou em destacar que elas não ficarão devendo nada para nenhuma unidade da Capital. Ele considera o número de vagas suficiente. “Vai haver sobra”. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Simões, o setor deve estar pronto em junho. “Os problemas de recursos já foram superados”.

As 60 vagas da UTI serão, segundo o gestor, para uma primeira fase. Elas ficarão atreladas ao sistema de regulamentação de vagas do Estado.

Davi Uip - “Estou satisfeito de ver as coisas andando” (Foto: Luiz Torres/DL)

A visita de David Uip à unidade — ele tem visitado hospitais em todo o Estado — foi marcada por elogios rasgados entre as próprias autoridades. O tom foi o de sepultar a imagem que o Hospital Santo Amaro acumulou nos últimos anos, onde as reclamações de pacientes eram a principal marca.

Uip afirmou que visitava o hospital “na qualidade de secretário, na qualidade de médico e como munícipe”, disse, para reiterar que passa três dos sete dias da semana em Guarujá. “Não é uma visita de cortesia”. Sobre a situação que encontrou na unidade, não poupou elogios: “fiquei muito impressionado, supreendido”.

Questionado sobre quando a população de Guarujá iria notar a “nova cara” do Santo Amaro, o secretário estadual foi enfático: “desde ontem”. “Estou satisfeito de ver as coisas andando”, afirmou Uip. Antes, o próprio gestor do hospital reconheceu que “o Santo Amaro tem um passado que o condena, de má gestão”. Bahamonde expôs a “nova fase” da unidade mostrando “todas as planilhas” ao secretário.

Solução para as Santas Casas

O secretário estadual de Saúde antecipou que o Governo do Estado anunciará um plano para salvar não só financeiramente, mas com estrutura, as Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado.

Segundo explicou Uip, atualmente o repasse de verbas feito pelo Ministério da Saúde cobre apenas 40% dos custos dessas unidades. A solução, de tão importante, não será feita por ele, mas pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter