Usuários reclamam de kartódromo fechado há meses, em Praia Grande

O fato gerou insatisfação e revolta para quem costuma utilizar o local ou que possui comércio voltado ao automobilismo

Comentar
Compartilhar
04 JUN 2016Por Da Reportagem10h00
Palco de corridas, kartódromo segue fechado em Praia GrandePalco de corridas, kartódromo segue fechado em Praia GrandeFoto: Divulgação

Palco de corridas e diversos eventos culturais, o kartódromo de Praia Grande vive outra realidade desde o início do ano. O equipamento permanece fechado, desde janeiro, pela Prefeitura. O fato gerou insatisfação e revolta para quem costuma utilizar o local ou que possui comércio voltado ao automobilismo.

“Nós falamos com a Prefeitura e eles alegam que o local está embargado pelo Ministério Público. Mas fomos até o MP e eles informaram que não estava. Depois nós fomos até a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e falamos com o Dinho (secretário Esmeraldo Vicente dos Santos). Ele promete que irá abrir no dia seguinte. Depois ele dá outra desculpa, fala que ficou para a semana que vem, mas o kartódromo permanece fechado”, relatou o kartista Bruno Santos.

Ele estima que cerca de 100 pessoas utilizam o equipamento aos fins de semana.

O kartista também disse que alguns vizinhos do equipamento chegaram a reclamar do barulho dos karts, mas que os usuários já propuseram uma alternativa.

“Nós levamos um projeto de adequação aos karts que não iria ter custo algum para a Prefeitura. Seria tudo arcado pelos proprietários dos karts”.

Resposta

Questionada sobre a situação, a A Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande informou que, em 22 de novembro de 2015, a Promotoria Pública do Município solicitou esclarecimentos em relação a uma Ação Civil Pública, que tramita desde 2011, contra o barulho provocado pelos eventos automotivos no Kartódromo Municipal.

Visando atender à demanda da ação, a secretaria encerrou as atividades automobilísticas no local em 31 de dezembro do mesmo ano, quando iniciou um estudo para determinar ações no sentido de solucionar o problema.

Neste período, a Secretaria trabalhou na elaboração de um decreto, que visa regulamentar a utilização do espaço, determinando que apenas veículos homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo possam realizar eventos no local. O documento já está pronto, deve ser publicado nos próximos dias, e sua minuta encaminhada ao Ministério Público, junto com a solicitação de reabertura do espaço.

A expectativa é que o MP autorize a reabertura do Kartódromo Municipal nos próximos dias.