X

Cotidiano

Usuários burlam tentativa do governo da Turquia de impedir acesso ao Twitter

Ao meio-dia sexta-feira (horário local), os tweets seguiam inabaláveis porque usuários buscaram instruções online sobre como alterar as configurações para evitar o bloqueio

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/03/2014 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A tentativa da Turquia de bloquear o acesso ao Twitter parece ter saído pela culatra nesta sexta-feira, com muitos usuários conhecedores de tecnologia contornando a proibição e suspeitas crescentes de que o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdogan, usou ordens judiciais para frear acusações de corrupção contra ele e seu governo.

A autoridade de telecomunicações da Turquia informou ter bloqueado o acesso à rede social horas depois de Erdogan ameaçar "arrancar as raízes" do site. A Turquia já havia bloqueado o acesso ao Youtube, mas essa é a primeira proibição ao Twitter, que é muito popular no país - ao ponto de que hashtags turcas costumam aparecer nos assuntos mais comentados pelo mundo. A rede social foi usada como instrumento para organizar protestos contra o governo do país no ano passado.

Ao meio-dia sexta-feira (horário local), os tweets seguiam inabaláveis porque usuários buscaram instruções online sobre como alterar as configurações para evitar o bloqueio. Um usuário empreendedor espalhou as instruções sobre como burlar os censores desfigurando cartazes sobre as eleições turcas.

O presidente da Turquia, Abdullah Gul, estava entre os que contornaram a proibição, contestada por ele em uma série de tuítes. Gul, que já foi aliado político de Erdogan, se manifestou contra a censura à internet no passado, embora no mês passado tenha aprovado medidas do governo para aumentar o controle sobre a rede. "Eu espero que essa situação não dure muito", escreveu.

Usuários burlaram a tentativa do governo da Turquia de impedir acesso ao Twitter (Foto: Divulgação)

Links para gravações vazadas têm aparecido em duas contas turcas no Twitter, incluindo um áudio no qual uma voz que parece a de Erdogan instrui alguém, que seria o filho do premiê, a tirar grandes quantidades de dinheiro de uma casa em meio a uma investigação policial de corrupção. Erdogan, que nega as acusações de corrupção, disse que as gravações foram fabricadas.

Mais cedo, vários usuários da rede social que tentaram entrar em suas contas viram um aviso da autoridade de telecomunicações da Turquia, citando quatro ordens judiciais para impedir a o acesso A associação de advogados da Turquia pediu a um tribunal para derrubar a suspensão, argumentando que era inconstitucional e violava as leis de direitos humanos turcas e europeias. O principal partido de oposição também pediu o cancelamento da medida.

"Estamos com nossos usuários na Turquia que contam com o Twitter como uma plataforma vital de comunicação. Esperamos ter pleno acesso restaurado em breve", disse a empresa na própria rede social. Mais cedo, o Twitter havia mandado mensagens a usuários turcos em inglês e turco avisando que poderiam enviar tuítes usando serviço de mensagens curtas (SMS).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter