Cotidiano

Usuária enfrenta atrasos de 2 horas com linha 919, em Cubatão

Leitora do Diário do Litoral reclama de problemas na linha que faz o trajeto entre Santos e Cubatão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/09/2013 às 20:42

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A leitora Andréa Gonçalves, de Santos, precisa pegar a linha intermunicipal 919 (Santos/Jardim Nova República) diariamente para ir trabalhar em Cubatão. Todo dia é uma dor de cabeça. Ela começou a fazer este trajeto em março deste ano e já tem muito que reclamar. “Eu dependo exclusivamente da linha 919 e, lamentavelmente, venho comprovando os constantes atrasos, que variam de uma a duas horas de espera no ponto de ônibus”, conta.

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Andréa listou à reportagem do Diário do Litoral diversos problemas ocorridos desde que começou a usar a linha 919. Além dos atrasos dos ônibus, a usuária reclamou que alguns motoristas mudam o trajeto e não passam no ponto de ônibus. “Muitas vezes, não há problemas no trânsito para que o trajeto seja alterado”, explica.

A leitora afirma que todos os carros da referida linha deixam de cumprir seus horários. “Os horários que a empresa apresenta no site é pura ficção”, afirma. Andréa reclama ainda que existem poucos carros para o trajeto e que não há fiscalização nos pontos finais da linha, que ficam no Jardim Nova República, em Cubatão, e na Ponta da Praia, em Santos. “Os horários de chegada e partida ficam à mercê dos ‘colaboradores’ da empresa e isso acontece em horário de pico de segunda à sexta-feira, imagine quem precisa de transportes públicos aos finais de semana e feriados?”, questiona.

Para a usuária, todos esses problemas são sintomas da falta de respeito da empresa com quem precisa usufruir de transporte público. “É uma falta de ordem, de fiscalização e de educação para com a população daquele bairro e para com os demais usuários da linha. Ficamos reféns da falta de ônibus e da falta de respeito com os usuários”, completa.

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A linha é a única que vai da Ponta da Praia, em Santos, até o Jardim Nova República, em Cubatão (Foto: Matheus Tagé/DL)

Segundo EMTU, manifestações causaram atrasos nas linhas

Contata pela reportagem do DL, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo esclarece que, no último mês, a operação das linhas metropolitanas, principalmente na região de Cubatão, ficou comprometida em virtude de manifestações, excesso de caminhões no viário, entre outros fatores que prejudicaram sensivelmente a fluidez dos ônibus, provocando atrasos, inclusive na linha 919. Atualmente, esta linha está programada para operar com uma frota de oito veículos com intervalos médios de 30 minutos. Seu itinerário pode ser consultado no site da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br).

Quanto às fiscalizações, a empresa afirma que as linhas metropolitanas são fiscalizadas em pontos terminais e em locais estratégicos ao longo do percurso. Afirma ainda que nos acompanhamentos são verificados o cumprimento da programação estabelecida (horário, itinerário, etc) e o equilíbrio entre a oferta de transporte e a demanda de passageiros existente. A constatação de irregularidades pode levar à autuação da permissionária e à reprogramação da linha para adequar a frota ao número de passageiros transportados.

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A EMTU lembra que, desde o último dia 18, houve um acréscimo de dois ônibus na linha 919, o que propiciou 13% a mais no número de lugares nos dias úteis, 54% nos sábados e 30% nos domingos e feriados.

A empresa acrescenta ainda que os usuários podem fazer sugestões e reclamações na Central de Atendimento ao Cliente no telefone 0800 724 0555 ou no site da EMTU.

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