X

Cotidiano

Usafa Noêmia é inaugurada em Praia Grande

Aproximadamente, oito mil pessoas serão atendidas no local, desafogando as Usafas Tupi e Aviação

Da Reportagem

Publicado em 23/07/2020 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Usafa Noêmia está localizada na Avenida Presidente Kennedy n° 4960 / Divulgação/PMPG

A inauguração virtual da Usafa (Unidade de Saúde da Família) Noêmia, no Bairro Tupi, aconteceu nessa quarta-feira (22). Por conta da pandemia por covid-19, a solenidade aconteceu de forma virtual e foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura.

Aproximadamente, oito mil pessoas serão atendidas no local, desafogando as Usafas Tupi e Aviação, que vão transferir parte dos atendimentos para este novo equipamento. Os pacientes dessas Usafas devem continuar se dirigindo às suas unidades atuais, pois a transferência será gradativa e notificada pelos agentes comunitários de saúde.

A Usafa Noêmia, localizada na Avenida Presidente Kennedy n° 4960, foi projetada com contornos contemporâneos que podem ser verificados nas unidades já existentes e soluções ligadas a acessibilidade. O equipamento abrigará três equipes da Estratégia Saúde da Família. São quatro consultórios médicos, quatro ginecológicos e quatro odontológicos, além de sala de enfermagem. O local conta ainda com recepção com sala de espera, sanitários públicos, farmácia, salas de reuniões, inalação, vacinação, coleta, curativo, procedimentos, almoxarifado, copa para funcionários, esterilização, lavagem, além de área de serviço.

Durante o evento virtual, o prefeito Alberto Mourão destacou a importância de investimentos na Atenção Básica. “Ao longo dos últimos anos reestruturamos todas as Usafas, aumentamos de 42 para 110 equipes de Estratégia de Saúde da Família, e estamos conseguindo conscientizar a população que saúde é prevenção, é acompanhamento no dia a dia, a saúde e a qualidade de vida estão na Atenção Básica”, disse.

Um dos grandes diferenciais dessa Unidade é o espaço para receber aulas e palestras. A Usafa Noêmia será uma unidade-escola e abrigará os programas de Residência Médica de Saúde da Família e Comunidade e Residência Multiprofissional (enfermagem, psicologia, odontologia e fisioterapia).

Para o secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira, a unidade será modelo no quesito educação. “A estrutura está totalmente preparada para receber os alunos dos programas de Residência, as capacitações no Núcleo de Educação Permanente e também os alunos de cursos de medicina da região”, comentou o secretário se referindo à assinatura do Termo de Intenções entre o Município e a Faculdade de Medicina da Universidade São Judas que viabiliza a realização de estágios e disciplinas por alunos do curso de medicina na Rede de Saúde Pública de Praia Grande.

Programa de Residência - A Residência Médica e Multiprofissional são cursos de pós-graduação que têm duração de dois anos utiliza a rede municipal de saúde como escola, beneficiando toda a população. “As próprias Unidades de Saúde da Família (Usafas) são unidades-escola e, somos a única cidade de toda a região autorizada pelo MEC a ministrar esse curso sem o apoio de uma universidade, utilizando apenas suas excelentes condições estruturais e a vasta experiência de seus profissionais para formar os especialistas”, disse o secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira.

Além de atender a população, os residentes cumprem um cronograma extenso de capacitações. As aulas são realizadas ao longo dos dois anos que permanecem no Município. As capacitações e treinamentos buscam aprimorar ainda mais o conhecimento em atividades práticas e teóricas. Entre os temas debatidos, destaque ainda para a discussão de casos complexos e planejamento familiar, entre outros.

Parceria Faculdade de Medicina – A Usafa Noêmia também será escola dos futuros médicos, alunos da Universidade São Judas. A instituição assinou, no final de 2019, um Termo de Intenções com o objetivo de firmar parceria que viabiliza que alunos do curdo de medicina possam realizar estágios e disciplinas na Rede de Saúde Pública de Praia Grande, garantindo mais atendimento à população e, ao mesmo, mais oportunidades aos estudantes. “Conhecemos a qualidade da rede de saúde de Praia Grande. Uma cidade que tem 100% de cobertura da população na Atenção Básica é realmente diferenciada, isso é uma grande conquista. Sem contar as 30 vagas anuais de Residência Médica, o que é mais um grande feito”, comentou o coordenador do Curso de Medicina da São Judas, Marcos Estevão Calvo.

Para a diretora da universidade, Paula Orsatti, a parceria é uma grande oportunidade de crescimento para Praia Grande e também para a instituição de ensino. “Estamos muito felizes com a assinatura desse termo e esperamos que essa parceria dê excelentes frutos”.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter