X

Cotidiano

Usafa Esmeralda beneficia 14 mil pessoas em Praia Grande

Praia Grande ganhará mais seis Usafas nos próximos anos

Publicado em 05/07/2014 às 00:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Inaugurada no dia 19 de janeiro deste ano, data que marcou o 47° aniversário de emancipação político-administrativa de Praia Grande, a unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Esmeralda beneficia 14 mil pessoas. O equipamento conta com três equipes de profissionais responsáveis pelos atendimentos. Boa parte da população tem elogiado os serviços prestados. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município continua estruturando todos os procedimentos realizados no local. 

A unidade está perto de completar seis meses. A entrega estava entre as metas estipuladas no Programa Avança PG, no eixo Cidade Saúde. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes áreas de atuação, de acordo com os setores do Município.

A Sesap realizou a redistribuição da área de sua atuação. Com esse procedimento, a Usafa Esmeralda tem impacto positivo também nos bairros vizinhos com a redução da demanda de atendimento nas unidades do Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Desta forma, evita que moradores do Esmeralda tenham de percorrer longo trecho para o agendamento de consultas em busca da prestação de serviço médico ambulatorial.

Residente no bairro há 28 anos, Mercedes do Carmo Fernandes elogiou o atendimento recebido na unidade. “Os profissionais são muito solícitos e já existe um vínculo e carinho. Meu filho também é atendido aqui e todos são atenciosos demais com ele”.


O equipamento conta com três equipes de profissionais responsáveis pelos atendimentos (Foto: PMPG)

A gestante Adrieli de Mello está realizando o pré-natal no Esmeralda. No quarto mês de sua gravidez, destacou a importância do acompanhamento médico durante a gestação. “Estou tranquila. Tenho recebido todo apoio necessário dos profissionais”.

O equipamento está localizado na Rua Raquel de Queirós, esquina com a Rua Menotti del Picchia. O investimento para obra foi de R$ 718 mil, recurso liberado pelo Ministério da Saúde por conta de pedido do prefeito do Município, Alberto Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal. 

O prédio possui mais de 300 metros quadrados de área construída e conta com modernas acomodações fundamentais para melhor atender a população. São três consultórios médicos e um odontológico, além de três salas de enfermagem, uma de vacina e outra para inalação. Salas de pesagem e de medicamentos completam a estrutura do equipamento.

A supervisora da unidade, Nanci Wagner Ribeiro, afirmou que o empenho dos funcionários pode ser considerado como diferencial na prestação dos serviços. “A Usafa é nova e os trabalhos ainda estão sendo estruturados. A Administração Municipal tem se empenhado cada vez mais em desenvolver a área da saúde”. 

Novas Usafas - Praia Grande ganhará mais seis Usafas nos próximos anos. As novas unidades são os principais destaques do investimento intenso da Cidade na área da saúde na Atenção Básica, porta de entrada do sistema. O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Mourão já assinou algumas ordens de serviços direcionando os esforços municipais para a instalação dos equipamentos em vários bairros. Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela Sesap. Ainda não existe data prevista para o início das obras.

A Cidade busca reverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos: o aumento dos atendimentos de emergência e a redução das consultas na atenção básica. Em 2012, um total de 24,5% dos serviços prestados foram na atenção básica, contra 63% de urgência e emergência e 11% de especialidades. Algumas medidas já estão surtindo efeito e a Sesap tem constado um ligeiro crescimento de procedimentos primários. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter