X

Cotidiano

Universalização do saneamento na Baixada Santista é tema de encontro online

Na ocasião, será lançado o documentário Sobre Água

Da Reportagem

Publicado em 10/11/2020 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Documentário mostra depoimentos de moradores sobre o cotidiano no Dique Vila Gilda / Ed Davies/Divulgação

Um encontro online vai reunir Ministério Público, Sabesp e Comitê de Bacias Hidrográficas para falar sobre a universalização do saneamento na Baixada Santista, ou seja, acesso a água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos. O diálogo 'Saneamento Já' acontece nesta quarta-feira (11), às 10 horas, com transmissão pelo Youtube e Facebook do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental).

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo – GAEMA – BS, Dra Flavia Maria Gonçalves,  vai abordar sobre as "Contribuições do MP na área de saneamento ambiental na Baixada Santista". O presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, Alberto Mourão, fala sobre os "Desafios da Universalização do Saneamento na BS". E a Sabesp, com o Engenheiro Marcelo Tadeu Muniz Pereira, gerente de divisão e controle de perdas, discute sobre "O papel da Sabesp na Universalização do Saneamento na Baixada Santista".

Segundo dados do Relatório da Situação dos Recursos Hídricos a Baixada Santista 2019, a Região possui um cenário regular para atendimento de água e coleta de esgoto, ficando com 91% para acesso a água e 73% para coleta. Porém, estes dados contemplam apenas os números dos atendimentos realizados pela empresa de serviços de saneamento, que não chegam às moradias irregulares e às comunidades isoladas.

Estudos do Instituto Trata Brasil "Saneamento Básico em Áreas Irregulares nas Grandes Cidades Brasileiras", mostram que mais de 300 mil pessoas vivem nestes locais, nas comunidades isoladas da Região.

Na perspectiva de despertar o olhar para das comunidades irregulares e promover o diálogo do Encontro, foi produzido o documentário Sobre Águas. Ele mostra depoimentos de moradores contando sobre a ocupação, necessidade de moradia e o cotidiano do acesso a água nas palafitas do Dique Vila Gilda, uma das maiores favelas do Brasil, na cidade de Santos. 

A iniciativa do Fórum é do FunBEA, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, por meio de financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter