Unimes promove mutirão odontológico nas praias de Santos

Ação será realizada neste sábado (23), das 10h30 às 13h, por 60 estudantes de odontologia e medicina

Comentar
Compartilhar
21 NOV 2019Por Da Reportagem17h02
Iniciativa vai contar com 40 estudantes da graduação, seis professores e 10 profissionais da PrefeituraFoto: Divulgação/PMS

Com a estação do verão se aproximando, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Especialmente para quem faz do “escritório” a sua praia e acaba negligenciando o uso do filtro solar. Pensando nesse cenário, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promove, em parceria com a Prefeitura de Santos, a “Campanha de Prevenção ao Câncer Labial” direcionada a ambulantes que trabalham nas praias e pela orla de Santos.

A iniciativa é da Faculdade de Odontologia de Santos (FOS-Unimes), que vai levar 40 estudantes da graduação, com mais seis professores e 10 profissionais da Prefeitura na supervisão. O mutirão preventivo será realizado neste sábado (23), das 10h30 às 13h, em toda a orla das praias de Santos, que vai do Emissário até o Canal 6, na altura do Aquário Municipal. A expectativa é de que 400 ambulantes recebam orientação preventiva, avaliação bucal, informações em folders sobre câncer labial e possível encaminhamento à Clínica Odontológica da Unimes, caso seja necessário.

“O principal fator etiológico do câncer labial é a exposição solar. Por esse motivo, escolhemos este público, que trabalha diariamente num local onde a exposição solar é prevalente”, esclarece Caio Roman-Torres, dentista e professor do curso de Odontologia da Unimes.

A intenção inicial do docente era direcionar a campanha somente aos ambulantes fixos, mas, devido ao alto engajamento dos estudantes, a campanha será ampliada. “Vamos estender, também, aos ambulantes itinerantes, que saem com seus carrinhos pela praia e até fora da orla. Entendemos que eles acabam fazendo parte do grupo de maior probabilidade de incidência do câncer labial, pela falta de proteção constante”.

Além do mutirão da Odontologia, a Liga Acadêmica de Dermatologia do curso de Medicina da Unimes vai participar ativamente na campanha, aplicando questionários com 20 perguntas relacionadas aos níveis de prevenção à exposição solar. Por fim, também serão distribuídas amostras grátis de protetor solar para os trabalhadores, oferecidas pela marca Pro Summer, outra parceira da campanha promovida pela Unimes em mais uma ação público-privada.

“Essa pesquisa possui fins acadêmicos e visa avaliar como essa categoria tem se comportado quanto ao uso do protetor solar labial. A pesquisa será feita neste momento e, posteriormente, queremos retornar a conversar com os mesmos ambulantes que atendermos na época do Carnaval de 2020 para avaliar se eles melhoraram seus hábitos preventivos após nossa campanha. Se essas medidas forem eficazes, pode se tornar uma política pública importante para o município”, explicou Roman-Torres.