Unidades de saúde de Guarujá reforçam ações de combate à tuberculose

Programação acontece desde o início do mês e prossegue até o próximo dia 29

Comentar
Compartilhar
19 MAR 2019Por Da Reportagem17h01
É importante que as pessoas estejam atentas à tosse de mais de três semanasFoto: Reprodução

A Tuberculose tem cura! E além do tratamento ser gratuito, em Guarujá, o munícipe pode realizar o exame de escarro (baciloscopia) em qualquer uma das Unidades Básicas (UBS) ou de Saúde da Família (Usafas). E para chamar a atenção da população sobre a doença, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de ações na rede municipal de Saúde.

As atividades já começaram e vão até o dia 29 deste mês. A programação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, no próximo domingo (24). O objetivo das ações é de conscientizar a população acerca da doença, informar sobre tratamento, reforçar a importância do diagnóstico e promover a assistência na Cidade.

Segundo explica a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da Secretaria de Saúde, Ana Cleia Justo Lourenço, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor será o atendimento e tratamento.

"Nos últimos anos, a Prefeitura tem investido muito na busca ativa de sintomáticos respiratórios. Nossa demanda hoje é, principalmente, de dependentes de drogas. Além disso, é importante que as pessoas estejam atentas à tosse de mais de três semanas".

Tuberculose

É uma doença que está ligada à qualidade de vida das pessoas, cujo sistema imunológico empareda o bacilo de Koch, quando este atinge o pulmão. Geralmente são acometidos pela tuberculose, os indivíduos que não fazem uma boa alimentação, possuem doença autoimune ou sofrem de dependência química.

Conforme levantamento do Programa Municipal, no ano passado, o País registrou 39 casos para cada 100 mil habitantes. Já no Estado, a média é de 35 para 100 mil, e na Baixada Santista, 91,5 para o mesmo total de habitantes.

Confira a programação dos próximos dias:

20/03
Equipe da Usafa/UBS Santa Rosa
Local: Casa das Irmãs, no bairro Santa Rosa

19/03
Equipe da Usafa Cidade Atlântica
Local: bairro Cantagalo

22/03 e 29/03
Equipe da Usafa Vila Áurea
Local: comércios e comunidades da Vila Áurea

27/03
Equipe da Usafa Perequê
Local: comunidades do Perequê

28/03
Equipe da Usafa Jardim Progresso
Local: comunidades do Parque Estuário

Todo mês

Equipe da UBS Pernambuco

Local: Palestra na sala de espera da Unidade e busca ativa

Colunas

Contraponto