Unidade de Cuidado do Porto terá Dia do Outubro Rosa

Nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, as mulheres que moram no entorno podem procurar o local para solicitar mamografia e fazer coleta de exame preventivo ao câncer

Comentar
Compartilhar
23 OUT 2018Por Da Reportagem20h00
A Unidade do Cuidado do Porto terá o Dia do Outubro Rosa pela primeira vezA Unidade do Cuidado do Porto terá o Dia do Outubro Rosa pela primeira vezFoto: Matheus Tagé/Arquivo DL

Pela primeira vez, a Unidade de Cuidado do Porto (Rua General Câmara, 507 – Paquetá) terá um dia voltado ao Outubro Rosa. Nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, as mulheres que moram no entorno podem procurar o local para solicitar mamografia e fazer coleta de exame preventivo ao câncer de colo de útero (Papanicolau). Maquiagem e cuidado com as unhas também estão previstos.

Para o pedido de mamografia, não será necessário passar por consulta médica. A paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame. A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é o de maior incidência da doença em Santos, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.

As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia sem a necessidade de consulta médica passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca realizaram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar.

Para a realização do Papanicolau é necessário preparo. A mulher deve evitar, três dias antes, relações sexuais, piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais. Estes produtos e situações podem retirar ou esconder as células anormais.