X

Cotidiano

Uma a cada dez pessoas tem doença renal

A estimativa não para de crescer. No Brasil, 70% dos pacientes já estão no estágio em que precisam de diálise

Vanessa Pimentel

Publicado em 14/03/2019 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A doença renal é silenciosa, por isso, quando os sintomas aparecem, costumam ser graves / Divulgação

"Uma a cada dez pessoas tem doença renal no mundo e este número não para de crescer". A afirmação é do Dr. Danilo Abrantes Coelho, chefe de nefrologia do Hospital Ana Costa, em Santos, baseada em estudos e pesquisas que comprovam as crescentes estimativas. De acordo com ele, os rins acabam esquecidos na hora de fazer o check-up anual da saúde, e quando os sintomas aparecem, o quadro costuma ser mais grave.

Quando detectada no início, as chances de a doença estacionar são grandes. Por isso hoje, no Dia Mundial do Rim, a bandeira é a prevenção.

"No Brasil, 70% das pessoas que descobrem a doença já estão no estágio que precisam de diálise, 120 mil pessoas de diálise emergencial. Por isso é importante que pelo menos uma vez no ano as pessoas procurem um nefrologista e façam o exame de creatinina e urina comum. É um procedimento muito simples e rápido que pode antecipar o diagnóstico e o tratamento", explica.

A prevenção é importante, principalmente, para o grupo de risco formado por quem tem pressão alta; diabete; casos de doença renal na família; obesos; fumantes; doença cardíaca ou com mais de 50 anos.

A doença renal é silenciosa, por isso, quando os sintomas aparecem, costumam ser graves, entre eles a falta de apetite, o cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.

Para reduzir o risco, é essencial manter uma alimentação saudável, controlar o peso, praticar atividades físicas e beber água.

Dr. Danilo faz um alerta também em relação ao uso, sem prescrição médica, de anti-inflamatórios. "O uso contínuo pode gerar lesões nos rins que prejudicam o bom funcionamento do órgão".

Doença renal crônica

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que interfere nas funções básicas do órgão, entre elas, regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, entre outras.

Como a doença é silenciosa, a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) idealizou o Dia Mundial do Rim (DMR) para chamar a atenção da população. O objetivo é reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo.

Com o tema "Saúde dos rins para todos", diversas atividades são realizadas hoje em todo o país visando ressaltar a importância da saúde renal e a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce. Vale lembrar que a doença não tem cura e o tratamento é por meio da diálise ou transplante renal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter