X

Cotidiano

Um dia de turista... em Santos!

Você que mora na Cidade ficaria surpreso com tanta coisa que, confesse, você não conhece em Santos

Da Reportagem

Publicado em 24/11/2017 às 11:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Passeio de bonde pelo Centro Histórico é uma das atrações / Mirna Gabriela

Diego Brígido
Jornalista e turismólogo, editor-chefe da Revista e do Portal Nove Cidades.

E se você, santista, fosse convidado para viver um dia de turista... em Santos? Eu tenho certeza que se encantaria e ficaria surpreso com tanta coisa que, confesse, você não conhece na cidade.

A Revista Nove Cidades propôs isso no último mês e realizou, em parceria com a Prefeitura, o 1º TOURINSANTOS, um dia inteiro para os santistas serem turistas na própria cidade. Nosso roteiro começou com uma palestra sobre as inúmeras belezas e atrativos mal explorados na Baixada Santista, no Museu Pelé.  Depois seguimos para um passeio de bonde pelo Centro Histórico, onde os munícipes-turistas puderam olhar com novos olhos para as construções históricas da cidade, atentos a um velho-novo cenário que se descortinava diante de um heterogêneo e animado grupo.

Após o almoço, que foi livre, mas cheio de descontos bacanas nos restaurantes das charmosas ruas do centro, seguimos para um walking tour, um roteiro a pé, que começou no Museu de Arte Sacra de Santos – aliás, você sabia que temos aqui uma das mais importantes instituições museológicas de arte sacra do Brasil? Uma visita monitorada e cheia de riquezas, ao pé do Morro do São Bento, logo ali, na entrada da cidade.

De lá seguimos para o Museu do Café, esse mais conhecido de alguns que já desfrutaram de momentos de bom café por lá. Mas o universo revelado a partir do salão onde aconteciam os pregões da Bolsa deixou a turma toda eufórica, em meio ao aroma inebriante de café, num tour de 45 minutos por todo o belíssimo prédio.

Partimos rumo ao nosso último equipamento do dia – por este, confesso nutrir uma paixão incurável: a Casa de Frontaria Azulejada. Normalmente ela está fechada, mas conseguimos com a Fundação Arquivo e Memória, gestora do local, que nos liberasse o acesso.

Uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, a casa foi construída em 1865 como residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto. A fachada com influência neoclássica e azulejos em alto relevo importados de Portugal já dão um sinal do que guarda essa suntuosa construção e, claro, o seu interior, ainda em ruínas, é o grande charme do espaço.

Por lá têm acontecido vários eventos e manifestações culturais, promovidos pela prefeitura e por iniciativas independentes – inclusive um dos meus preferidos, o Encontro de Criadores, que está rolando neste final de semana. De graça.  

Encerramos o nosso TOURINSANTOS com um delicioso happy hour na Rua XV de Novembro, ao som do Komboio Cultural, uma turma que leva música autoral santista e diversas expressões culturais pelas ruas de Santos a bordo de uma estilosíssima Kombi.

Essa experiência serviu para comprovar que o santista conhece bem pouco das riquezas e do potencial turístico de nossa cidade. Não faz mal, porque vem mais por aí. Nós queremos criar uma legião de santistas que batem no peito de orgulho da nossa Santos e que podem dizer ‘sim, eu conheço a minha cidade’.

Já demos os primeiros passos, vem com a gente. Ah... e se você quiser acompanhar todo este movimento e tudo o que rola de interessante na Baixada Santista, curte nossa fanpage (@revistanove) e acompanhe nosso portal diariamente (www.revistanove.com.br). Nos encontramos na próxima semana aqui ou por aí, pelas ruas da cidade.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter