Cotidiano
A medida, segundo a empresa, visa 'aprimorar a experiência dos parceiros e passageiros' e atualizar a frota das categorias de maior valor, como o Uber Black e o Uber Comfort
A Uber informou que as novas regras foram definidas com base em pesquisas de satisfação e análises do mercado automotivo / ImageFX
Continua depois da publicidade
A Uber divulgou, nesta segunda-feira (13), a lista de veículos que deixarão de operar em suas categorias premium a partir de 5 e janeiro de 2026. A medida, segundo a empresa, visa 'aprimorar a experiência dos parceiros e passageiros' e atualizar a frota das categorias de maior valor, como o Uber Black e o Uber Comfort.
Entre os modelos que serão excluídos da categoria Black estão Citroën Basalt, Renault Kardian, Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 3, Hyundai Kona, JAC J3, JAC iEV 40 e Peugeot e-2008. Já o Renault Logan deixará de ser aceito na categoria Comfort a partir de 6 de julho de 2026.
Continua depois da publicidade
A atualização envolve restrições por modelo e ano de fabricação. No caso do Uber Black, o Volkswagen Virtus só será aceito se fabricado a partir de 2026 em Belo Horizonte. Já Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City precisarão ser de 2023 em diante na capital mineira.
Em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Vitória e Fortaleza, os carros aceitos na categoria deverão ter fabricação mínima de 2019. Em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, o corte é de 2018, enquanto no Rio de Janeiro veículos de 2017 ainda poderão atuar.
Continua depois da publicidade
Além do ano de fabricação, a Uber mantém requisitos de conforto e aparência, como ar-condicionado, quatro portas e cores limitadas a preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Os motoristas também precisam manter uma média mínima de 4,85 estrelas e ter completado mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto e Táxi).
Na categoria Comfort, a empresa definiu novos critérios de fabricação. Em Belo Horizonte, por exemplo, Toyota Etios Sedan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Chevrolet Cobalt deverão ser de 2019 em diante, enquanto Fiat Argo e Volkswagen Polo precisarão ser a partir de 2023.
Continua depois da publicidade
As exigências seguem semelhantes à categoria Black: veículos com ar-condicionado, quatro portas e capacidade para cinco passageiros, além de média mínima de avaliações entre 4,80 e 4,85, dependendo da cidade.
A Uber informou que as novas regras foram definidas com base em pesquisas de satisfação e análises do mercado automotivo, que identificaram a preferência dos passageiros por carros mais espaçosos, modernos e confortáveis nas categorias premium.
'Nosso objetivo é continuar aprimorando a experiência de parceiros e passageiros, aumentando a atratividade dos produtos premium da Uber', afirmou a empresa em nota.
Continua depois da publicidade
Uber Black: novas regras e exclusões passam a valer em 5 de janeiro de 2026
Uber Comfort: alterações valem a partir de 6 de julho de 2026