X

Cotidiano

Typographia Brasil encerra atividades depois de 6 anos

Reduto do samba, no Centro de Santos, teria de fazer alterações no imóvel incompatíveis com exigências de órgãos de tombamento histórico

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/05/2013 às 19:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

*Colaborou: Thales Mauá

A Typographia Brasil, primeira casa noturna a se instalar no Centro Histórico atraída pelos incentivos do Projeto Alegra Centro, fechou definitivamente as portas. O estabelecimento funcionava há 6 anos e contava com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até o próximo dia 27, mas teria de fazer alterações no imóvel que esbarrariam em exigências de órgãos de tombamento histórico.

Os primeiros sinais de que a Typographia Brasil poderia encerrar as atividades foram dadas na audiência pública realizada na Câmara de Santos, no dia 9 de abril, quando um dos responsáveis pela casa, Luiz Américo Mastellari, se mostrava preocupado com o novo decreto do Corpo de Bombeiros que o obrigaria a instalar mais uma porta. Porém, por conta de seu imóvel, situado nos números 115 e 117 da Rua XV de Novembro, ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), ele já antecipava que poderia não valer a pena manter o estabelecimento.

Durante a audiência no Legislativo, Luiz Mastellari destacou que apesar de ter sido cobrado para cumprir todas as exigências em sua casa, entre as quais o pagamento de R$ 200 mil a uma empresa para ter a cor de seu estabelecimento conforme determinação dos órgãos de defesa do patrimônio histórico, não conseguiu adaptações simples, como a instalação de um aparelho de ar-condicionado.

O empresário também se dizia surpreso por ver outra casa noturna, na mesma rua onde está a sua, ter colocado uma quantidade enorme de aparelhos de ar-condicionado, provocando até a interrupção do fornecimento de energia elétrica em uma noite de grande movimento.

A Typographia Brasil funcionava há 6 anos no Centro de Santos (Foto: Divulgação)

Grupo Feitiço

Inaugurada com shows do Grupo Feitiço, Luiz Américo e Arlindo Cruz em novembro de 2006, a Typographia era um espaço dedicado principalmente ao samba. A casa era tocada por Luiz e seu irmão Sandro. Ambos são filhos do cantor e compositor Luiz Américo, autor de inúmeros sucessos nas décadas de 70 e 80. O nome do estabelecimento remetia a uma das primeira tipografias do País, que funcionou naquele espaço em 1900.

Os responsáveis pela Typographia agora vão se dedicar a outros projetos, como o grupo Feitiço, que lançará seu novo CD na próxima semana e já tem shows marcados em várias cidades do País. Os irmãos Mastellari também continuam com a casa de shows Lucky Scope, um das mais tradicionais de Guarujá.

Bar do Torto

Com a recente exigência da Prefeitura em interditar casas noturnas que não tinham AVCB, o Typographia acabou realizando no mês passado uma noite em defesa do Bar do Torto, casa localizada na Avenida Siqueira Campos (Canal 4), 800, que ainda tentar obter a documentação para não interromper os 30 anos de atividade, como reportado pelo Diário do Litoral nas matérias "Bar do Torto pode fechar as portas após 30 anos" e "Prefeitura nega pedido e Torto continua fechado".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter