Cotidiano
Projeto prevê cobrança entre R$ 5 e R$ 70,11 por motos, carros, vans e ônibus que chegam ao município, famoso pelo Santuário Nacional
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo / Agencia Brasil
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Aparecida (SP) apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que prevê a criação de uma taxa de turismo para veículos que entram na cidade.
A medida, segundo o prefeito Zé Louquinho (PL), é necessária para custear os impactos do intenso fluxo de romeiros e turistas na infraestrutura local.
Continua depois da publicidade
Aparecida recebe milhões de visitantes todos os anos, atraídos principalmente pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior templo católico do país.
Apesar de o turismo movimentar a economia, a prefeitura afirma que a circulação de veículos gera alto custo para os cofres públicos em serviços de limpeza, manutenção e zeladoria.
Continua depois da publicidade
Ilha mais famosa de SP estuda retomar cobrança da taxa ambiental para turistas
O texto prevê cobrança com valores que variam de acordo com o tipo de veículo:
A proposta ainda não detalha se a taxa será aplicada por dia ou por período de permanência na cidade. A cobrança deverá ser feita por meio de uma plataforma digital.
Continua depois da publicidade
Outras cidades do interior de São Paulo querem adotar a mesma medida. É o caso de Campos dos Jordão, conhecida como 'Suíça brasileira', que planeja cobrar taxa diária de turistas.
Ficarão livres da taxa os veículos licenciados em Aparecida e em oito municípios vizinhos: Guaratinguetá, Potim, Roseira, Lorena, Canas, Piquete, Cachoeira Paulista e Cunha.
Também terão isenção veículos oficiais de serviços públicos (como polícia e ambulâncias) e aqueles que participarem de eventos reconhecidos pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
O dinheiro arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Turismo Sustentável (FMTS), que aplicará os valores em:
O projeto será discutido pelos vereadores de Aparecida, mas ainda não há data para votação. Se aprovado, substituirá uma lei de 2006 que previa taxa apenas para ônibus, vans e micro-ônibus — mas que nunca chegou a ser aplicada.