Cotidiano
Poucos equipamentos públicos se tornaram tão emblemáticos e despertam tanto interesse na população da Baixada Santista
Atualmente, cerca de 80 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá / Divulgação
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Nesta sexta-feira (5), a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sediará o aguardado leilão que definirá a empresa responsável pela construção do túnel entre Santos e Guarujá.
Poucos equipamentos públicos se tornaram tão emblemáticos e despertam tanto interesse na população da Baixada Santista quanto a sonhada ligação seca entre as duas cidades.
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De acordo com o edital de licitação, lançado em 27 de fevereiro de 2025, durante um evento em Santos, o pedágio sem cancela — conhecido como Free Flow — terá custo de R$ 6,15 para carros.
Vale destacar que, diferente do sistema atual das balsas, que cobra apenas em um dos trechos, o túnel terá tarifa em ambos os sentidos, ou seja, tanto na ida quanto na volta.
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Carros: R$ 6,15
Motos: R$ 3,07
Ônibus e caminhões (de dois a três eixos): R$ 18,35
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Atualmente, cerca de 80 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá.
Além disso, o sistema é responsável pelo transporte de aproximadamente 27 mil veículos por dia.
O investimento total previsto para a obra ligada a mobilidade é de R$ 6 bilhões. O prazo inicial de entrega do Túnel Santos–Guarujá é 2028.
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A ligação seca contará com três faixas de rolamento por sentido — uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) —, além de passagem para pedestres e ciclistas. A estrutura terá 870 metros de extensão submersa.