Cotidiano

Túnel Santos-Guarujá é inédito no Brasil; veja como será a construção

Saiba tudo sobre o primeiro túnel embaixo d'água do Brasil, que promete reduzir o tempo de viagem e garantir maior regularidade nos deslocamentos

Agência Diário

Publicado em 26/10/2025 às 20:06

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Hoje, quem precisa cruzar Santos e Guarujá enfrenta um trajeto de 43 km, mas ele será substituído por um túnel de 1,5 km / Reprodução YouTube/Governo Paulista

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O túnel submerso Santos-Guarujá será o primeiro do gênero no Brasil e conectará as cidades de Santos e Guarujá (SP) por 1,5 km, sendo 870 metros abaixo do nível da água. A previsão de inauguração é para 2031.

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Essa nova travessia encurtará o deslocamento entre as duas margens, que hoje pode levar cerca de uma hora por estrada, para apenas dois minutos.

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A construção e operação do túnel ficaram a cargo da empresa portuguesa Mota-Engil, vencedora do leilão realizado em 5 de setembro de 2025, na B3, em São Paulo.

Como é a travessia sem o túnel

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a travessia Santos-Guarujá está entre as maiores do mundo em volume de veículos, registrando uma média diária acima de 20 mil.

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Hoje, quem precisa cruzar as cidades depende das balsas, sujeitas a filas e variações de tempo, ou faz o contorno pelas rodovias, em um trajeto de 43 km que pode durar até uma hora conforme o trânsito.

Mas o túnel promete reduzir o tempo de viagem e garantir maior regularidade nos deslocamentos.

Veja também: Túnel Santos Guarujá dá passo decisivo e entra na fase final antes do início das obras.

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Como será o túnel

A estrutura do túnel submerso contará com seis faixas de tráfego, sendo três em cada sentido, além de ciclovia, passagens para pedestres e um espaço reservado para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

O projeto prevê monitoramento em tempo real, sistemas de segurança e gestão de tráfego voltados à fluidez e à rápida resposta em casos de incidentes.

Projeto de túnel para substituir a Travessia SantosGuarujá em 1972 / Arquivo Público do Estado de São Paulo/Divulgação
Projeto de túnel para substituir a Travessia SantosGuarujá em 1972 / Arquivo Público do Estado de São Paulo/Divulgação
Diariamente, centenas de veículos e pedestres cruzam o canal pela balsa, conectando duas cidades / Mike Peel/Wikimedia Commons
Diariamente, centenas de veículos e pedestres cruzam o canal pela balsa, conectando duas cidades / Mike Peel/Wikimedia Commons
A travessia é uma das principais ligações entre as duas margens / JMGM/Wikimedia Commons
A travessia é uma das principais ligações entre as duas margens / JMGM/Wikimedia Commons
Pedestres podem usar veículo especialmente dedicado para fazer o trajeto / JMGM/Wikimedia Commons
Pedestres podem usar veículo especialmente dedicado para fazer o trajeto / JMGM/Wikimedia Commons
O túnel entre Santos e Guarujá avança como uma das maiores obras de mobilidade do litoral paulista / Divulgação
O túnel entre Santos e Guarujá avança como uma das maiores obras de mobilidade do litoral paulista / Divulgação
A construção prevê ligação submersa entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento / Divulgação
A construção prevê ligação submersa entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento / Divulgação
O projeto do túnel Santos-Guarujá integra o plano de modernização da infraestrutura portuária e viária / Divulgação
O projeto do túnel Santos-Guarujá integra o plano de modernização da infraestrutura portuária e viária / Divulgação

Impacto social esperado

De acordo com o Governo Federal, “além de transformar a mobilidade urbana, o túnel vai estimular a economia local e melhorar a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que vivem em Santos e Guarujá, impactando toda a região.”

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Já o Governo de São Paulo estima a criação de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de implantação e o início da operação.

Veja também: Maior túnel submerso do mundo terá 26,7 km de extensão e custo bilionário.

Como vai ser construído

Segundo o Governo Federal, a obra começará com a preparação do leito, que inclui a escavação do canal e a aplicação de uma base de concreto.

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Depois, serão construídos os módulos, que são grandes blocos pré-moldados com câmaras de ar internas.

Esses módulos serão levados por rebocadores até o local da instalação, onde passarão por um processo de “imersão controlada”.

Nele, a água será bombeada para afundá-los gradualmente, permitindo o encaixe com ajuda de sistemas hidráulicos e pinos de aço sobre um leito de areia.

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Por fim, uma camada de pedras cobrirá toda a estrutura, garantindo proteção contra impactos e a força das correntes marítimas.

O Governo de São Paulo postou um vídeo no You Tube mostrando um pouco desse processo:

 

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Por Vitoria Estrela

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