X

Cotidiano

Túnel e VLT na Área Continental: as promessas que não saíram do papel na região

Embora tenha saído do papel, o Veículo Leve sobre Trilhos começou a operar mais de dez anos após o anúncio inicial

Agência Brasil

Publicado em 14/11/2017 às 13:17

Atualizado em 19/04/2021 às 15:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

VLT ainda não trafega entre a Área Continental de São Vicente e no Porto de Santos / Rodrigo Montaldi/DL

A ponte que virou túnel e que não virou nada

A construção de uma ligação seca entre Santos e Guarujá é uma das mais antigas ‘lendas urbanas’ da Baixada Santista. O assunto, que se arrasta por anos, já teve inúmeros episódios, incluindo a cerimônia de inauguração da maquete de uma ponte estaiada pelas mãos do então governador José Serra em 2010.

Em 2011, o Governo do Estado, nas mãos de Geraldo Alckmin, bateu o martelo na construção de um túnel de 900 metros unindo Outeirinhos (Santos) a Vicente de Carvalho (Guarujá), por onde deveriam passar pedestres, bicicletas, motocicletas, carros, ônibus e até mesmo o VLT. O Diário do Litoral denunciou que a obra teria o metro linear mais caro do planeta.

O desfecho dessa novela ainda está longe: durante visita à Baixada Santista no ano passado, Alckmin disse que, sem recurso suficiente para tocar a obra do túnel submerso, que teve a licitação suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em janeiro de 2015, aguardava a política econômica do ‘novo governo’ para pleitear mais recursos. Até o momento, nada aconteceu.

VLT na Área Continental de SV e no Porto de Santos em 2003

A notícia estampou a edição do Diário do dia 7 de maio de 2001: o então secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Claudio de Senna Frederico, estimava que em 2003 começaria a circular entre Santos e a Área Continental de São Vicente. Um mês depois, a informação era que o VLT deveria passar também pelo Porto. A reportagem destaca que o projeto estava pronto desde 1999 e, quando implantado, iria baratear em cerca de 50% o transporte intermunicipal da Baixada.

Embora tenha saído do papel, o VLT começou a operar mais de dez anos após o anúncio inicial. O trajeto foi alterado e até o momento o veículo ainda não trafega entre a Área Continental de São Vicente e no Porto de Santos.

Erradicação dos cortiços

Entre 2000 e 2004, foram diversas manchetes estampando o mesmo tema: a eliminação dos cortiços do Centro Histórico de Santos. Passados mais de dez anos, ainda existem 221 cortiços no Centro. Em cada uma dessas residências chegam a morar até 40 famílias.

Túnel Zona Leste e Zona Noroeste de Santos

‘Edital é lançado e obras do túnel começam no próximo ano’. A manchete que estampou a capa do Diário do Litoral no dia 5 de abril de 2005 afirmava que um túnel de 1.350 metros de extensão ligaria o bairro do Marapé, em Santos, à Vila São Jorge, em São Vicente já a partir de 2003.

Dez anos depois, a promessa da construção do túnel era uma das metas do plano de governo do atual prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. A obra chegou a ser selecionada para receber verba do governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) - Pacto da Mobilidade Urbana, em 2014, mas por conta das crises políticas e financeiras ainda não saiu do papel.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter