X
Cotidiano

Túnel e VLT na Área Continental: as promessas que não saíram do papel na região

Embora tenha saído do papel, o Veículo Leve sobre Trilhos começou a operar mais de dez anos após o anúncio inicial

VLT ainda não trafega entre a Área Continental de São Vicente e no Porto de Santos / Rodrigo Montaldi/DL

A ponte que virou túnel e que não virou nada

A construção de uma ligação seca entre Santos e Guarujá é uma das mais antigas ‘lendas urbanas’ da Baixada Santista. O assunto, que se arrasta por anos, já teve inúmeros episódios, incluindo a cerimônia de inauguração da maquete de uma ponte estaiada pelas mãos do então governador José Serra em 2010.

Em 2011, o Governo do Estado, nas mãos de Geraldo Alckmin, bateu o martelo na construção de um túnel de 900 metros unindo Outeirinhos (Santos) a Vicente de Carvalho (Guarujá), por onde deveriam passar pedestres, bicicletas, motocicletas, carros, ônibus e até mesmo o VLT. O Diário do Litoral denunciou que a obra teria o metro linear mais caro do planeta.

O desfecho dessa novela ainda está longe: durante visita à Baixada Santista no ano passado, Alckmin disse que, sem recurso suficiente para tocar a obra do túnel submerso, que teve a licitação suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em janeiro de 2015, aguardava a política econômica do ‘novo governo’ para pleitear mais recursos. Até o momento, nada aconteceu.

VLT na Área Continental de SV e no Porto de Santos em 2003

A notícia estampou a edição do Diário do dia 7 de maio de 2001: o então secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Claudio de Senna Frederico, estimava que em 2003 começaria a circular entre Santos e a Área Continental de São Vicente. Um mês depois, a informação era que o VLT deveria passar também pelo Porto. A reportagem destaca que o projeto estava pronto desde 1999 e, quando implantado, iria baratear em cerca de 50% o transporte intermunicipal da Baixada.

Embora tenha saído do papel, o VLT começou a operar mais de dez anos após o anúncio inicial. O trajeto foi alterado e até o momento o veículo ainda não trafega entre a Área Continental de São Vicente e no Porto de Santos.

Erradicação dos cortiços

Entre 2000 e 2004, foram diversas manchetes estampando o mesmo tema: a eliminação dos cortiços do Centro Histórico de Santos. Passados mais de dez anos, ainda existem 221 cortiços no Centro. Em cada uma dessas residências chegam a morar até 40 famílias.

Túnel Zona Leste e Zona Noroeste de Santos

‘Edital é lançado e obras do túnel começam no próximo ano’. A manchete que estampou a capa do Diário do Litoral no dia 5 de abril de 2005 afirmava que um túnel de 1.350 metros de extensão ligaria o bairro do Marapé, em Santos, à Vila São Jorge, em São Vicente já a partir de 2003.

Dez anos depois, a promessa da construção do túnel era uma das metas do plano de governo do atual prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. A obra chegou a ser selecionada para receber verba do governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) - Pacto da Mobilidade Urbana, em 2014, mas por conta das crises políticas e financeiras ainda não saiu do papel.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Encosta de morro santista recebe cortina de concreto para contenção

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado

Polícia

Receita Federal faz cinco apreensões de cocaína em menos de 48 horas no Porto de Santos

As apreensões totalizaram 681 kg e ocorreram nos dias 25 e 26 de novembro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software