Túnel de Santos é palco para 'grau' de motos

Em vídeo, motociclista empina a moto e acaba caindo do veículo durante a manobra enquanto carros de passeios circulam perto

Comentar
Compartilhar
31 MAI 2020Por LG Rodrigues11h25
Imagens mostram motociclista subindo no banco com os pés enquanto empina moto logo antes de acidente acontecer em Santos.Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Dois motoqueiros trafegam pelos arredores da Praça dos Andradas, próximo ao Terminal Rodoviário de Santos, e ambos se dirigem ao Túnel Rubens Ferreira Martins. Enquanto um deles usa um celular para gravar, o outro começa a empinar a moto no interior da estrutura, ele mantém o veículo com apenas uma roda no solo e poucos segundos depois, se desequilibra e cai. Em alta velocidade, a moto cai ao chão e se arrasta por alguns metros até parar. Felizmente, nenhum outro motorista que estava no túnel é atingido e tudo isso pode ser visto a qualquer hora, pelo Instagram.

A denúncia sobre a existência das imagens chegou ao Diário do Litoral durante a última semana de maio. O vídeo em questão foi gravado durante a segunda quinzena deste mês e já foi assistido por quase 10 mil pessoas dentre diferentes postagens em um mesmo perfil do Instagram.

Nesta gravação feita no túnel, é possível ver que a dupla já havia planejado a ação, uma vez que o vídeo começa a ser gravado antes mesmo de ambos passarem pela Cadeia Velha.

Apesar do acidente ter sido feio e do motoqueiro ferido estar em alta velocidade, as imagens mostram que ele conseguiu se levantar sozinho. No momento da queda, um carro de passeio trafegava na pista da direita poucos metros à frente da dupla enquanto o responsável por efetuar as manobras ziguezagueava e trocava de faixas.

Nas redes sociais, o vídeo foi divulgado em duas contas diferentes de Instagram. A ação registrada foi enaltecida por algumas das pessoas, mas recebeu duras críticas por outros moradores que ficaram preocupados que o acidente pudesse ter ferido pessoas inocentes nos carros que trafegavam pelo túnel.

"Espero que o menino não tenha se machucado, mas poderia ter machucado outros ao redor também pela imprudência de fazer isso numa via", afirmou uma das pessoas.

O Diário do Litoral entrou em contato com a Prefeitura de Santos para apurar se as autoridades estavam cientes não apenas sobre o vídeo, mas também sobre o perfil que publicou a gravação e tem reproduzido conteúdos similares nos últimos meses.

Em nota, A CET informou que as imagens demonstram práticas irregulares tanto do motociclista que faz as manobras quanto daquele que está filmando. O primeiro poderia ser enquadrado no Art 244, III, do Código de Trânsito Brasileiro por conduzir motocicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se em apenas uma roda, que acarretaria em multa gravíssima (R$ 293, 47) e suspensão do direito de dirigir automática art 244, VII, CTB.

Já o enquadramento do motociclista que está filmando seria conduzir motocicleta sem segurar o guidão com ambas as mãos acarretaria em multa grave (R$ 195,23) e 5 pontos na CNH, além da retenção do veículo.

Para que seja lavrada infração, entretanto, é necessário que seja presenciada pelo agente de trânsito, conforme o CTB e o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.