X

Cotidiano

Tufão Bopha mata 43 e força deslocamento de 54 mil nas Filipinas

Aulas foram suspensas e dezenas de voos, cancelados; ventos chegaram a 175 km/h, com rajadas de 210 km/h.

Publicado em 04/12/2012 às 12:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A passagem do furacão Bopha, o mais forte a passar pelas Filipinas neste ano,  deixou 43 mortos e pelo menos 54 mil tiveram de ser alojadas em abrigos disponibilizados devido à presença do tufão no sul do país, com ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de 210 km/h, além de copiosas chuvas.

O tufão atingiu o continente na madrugada desta terça-feira (4) arrancando árvores e tetos de residências e derrubando linhas de energia e de comunicação. A tempestade se dirigia para a direção dos grandes destinos turísticos na região central das Filipinas. Horas após tocar terra na parte oriental de Mindanao, Pablo, seu nome local, tinha ventos sustentados de 160 km/h e avançava a 20 km/h em direção noroeste, rumo à ilha de Palawan, segundo boletim do serviço meteorológico filipino.

A grande maioria dos evacuados vive nas províncias mais orientais de Mindanao, como Surigao do Norte e do Sul, Agusan do Norte, Lanao do Norte e Misamis Oriental. As aulas foram suspensas na região e cerca de 80 voos precisaram ser cancelados em todo o país. Além disso, a guarda litorânea interrompeu o serviço de embarcações.

Segundo a Defesa Civil, já há quedas de energia em zonas de Surigao do Norte, do Sul e Agusan do Norte, enquanto os habitantes das povoações litorâneas e montanhosas foram advertidos do risco de inundações e deslizamentos de terra.

Bopha, que deverá deixar o país pelo Mar da China Meridional na quinta-feira (6), encerrará a temporada de tufões nas Filipinas. Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas todo ano, que normalmente causam mortes e destruição. O tufão Washi matou 1,5 mil pessoas em Mindanao, em 2011.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Polícia identifica homem que se masturbava em veículo em Santos

Vítima estava passeando com seus cachorros quando foi abordada

Diário Mais

Boteco de comida japonesa? Saiba tudo sobre o novo 'point' de Santos

Situado na Rua Dom Lara, nova via gastronômica da Cidade, o 'bar' traz uma nova forma de apresentar a culinária japonesa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter