X

Cotidiano

Troféu Zumbi dos Palmares homenageia 15 personalidades santistas

Antes do início da premiação, foi realizada uma homenagem especial a Helena Monteiro da Costa, 98 anos

Da Reportagem

Publicado em 01/12/2023 às 13:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Premiados representam a luta contra o racismo e o preconceito / Divulgação/Marcelo Martins

A luta pela igualdade racial, fim do preconceito e o respeito às pessoas independentemente de raça, gênero, religião ou cor marcaram os discursos da entrega do Troféu Zumbi dos Palmares. Promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Santos, a celebração ocorreu na noite da quinta-feira (30) na sede do Sindicato dos Empregados em Edifícios (Sindedif) e homenageou quinze personalidades no Município.

Antes do início da premiação, foi realizada uma homenagem especial a Helena Monteiro da Costa, 98 anos. A aposentada santista é considerada a última brasileira viva descendente direta de pessoa escravizada no País.

Na sequência foram entregues os troféus. A honraria é dedicada a pessoas, entidades, corporações ou grupos, integrantes ou não de movimentos sociais que têm como objetivo promover a igualdade racial e o desenvolvimento da comunidade na região. Faz parte ainda das comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

“Esta premiação é de extrema importância porque são homenageadas pessoas que se destacam por um trabalho em prol da comunidade negra. O troféu é ainda um símbolo maior do que foi Zumbi dos Palmares, um herói de resistência e luta”, diz o coordenador de Promoção Social e Étnica, Ivo Miguel Evangelista Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Promoção da Igualdade Racial, Mary Francisca do Careno também ressaltou a importância de se prestigiar cidadãos negros que fizeram e fazem a diferença na Cidade e de manter a história de Zumbi de Palmares e toda a luta pela liberdade no País.

“É indispensável recuperar esta história, que precisa ser repassada para as crianças, os adolescentes e também os adultos, porque é uma vida de luta pela liberdade, para ser cidadão. É, na verdade, uma questão de cidadania e de você se orgulhar da história que você tem”.

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, citou a diversidade e o trabalho transversal das secretarias municipais como um caminho para a construção de um futuro melhor.

“Todas as nossas pautas, principalmente na Secretaria da Mulher, versam sobre questões de violação de direitos. E, se a nós buscamos combater o preconceito, precisamos de diversidade e ampliar o horizonte de fala, porque é através da informação que se combate o preconceito que existe na sociedade”.

Confira a lista dos homenageados

1. Édson Arantes do Nascimento - Pelé (in memorian)

2. Padre Denilson de Freitas da Silva - Igreja do Valongo

3. José Luiz Carvalho Aguiar - Pai Badéh (in memorian)

4. Mário Lúcio Duarte Costa - ex goleiro Aranha

5. Pastor Wagner Rodrigues de Mello

6. Dr. João Bento de Oliveira (in memorian)

7. Professora Luísa Paula

8. Paulo Sérgio Ferreira - Serginho do Pandeiro

9. Reverendo Sérgio Oliveira

10. Rivaldo dos Santos Almeida Júnior - Ouvidor Municipal 

11. Sérgio Luiz de Paula Silva - Serginho Cidadão Samba (in memorian)

12. José Ivo dos Santos - Presidente em exercício do Conselho Municipal de Saúde

13. Marcos Reis - músico cigano

14. José Reis dos Santos

15. Bento da Silva Filho - Bentinho

Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Com ato na Paulista, Bolsonaro quer demonstrar força política contra investigações

Ex-presidente quer apresentar que ainda tem apoio popular; aliados pediram para Bolsonaro medir as palavras em manifestação

PAULISTÃO 2024

Com festa da torcida, Santos vence o São Bernardo no Morumbis

O Santos venceu o São Bernardo por 2 a 1 na manhã deste domingo (25), e não decepcionou o maior público do Campeonato Paulista até o momento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter