DIA DO SORVETE

Três fábricas de sorvete da Baixada que você precisa conhecer

Empresas tradicionais da Região investiram em seus negócios familiares e hoje não só atendem os apaixonados por sorvete do litoral como alcançaram novos fãs pelo País

Luana Fernandes

Publicado em 23/09/2022 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

Marca Kascão, conhecida em todo o Estado e até fora dele, começou sua produção em São Vicente / Divulgação

Sabemos que a Baixada Santista é um celeiro de empreendedores, mas você sabia que uma das grandes marcas de sorvete do País iniciou sua fabricação em São Vicente? Sim! Estamos falando da Kascão, que antes de alcançar geladeiras, freezers e mercados de todo o País, iniciou suas receitas em uma cozinha caseira.

Junto com a marca vicentina, também temos sorveterias tradicionais em Santos que fabricam o próprio sorvete e fazem sucesso na Região: a Sorveteria Royal e a Sorveteria Itanhaém, ambas com fabricação artesanal e própria. Conheça um pouco de cada uma delas e como experimentar seus produtos para celebrar o Dia do Sorvete, comemorado nesta sexta-feira (23).

Kascão: mais de 6 mil pontos de venda 

A fábrica de São Vicente, hoje situada no bairro Catiapoã, começou através de uma paixão por sorvetes de um descendente italiano, que transformou toda esta paixão em um negócio familiar, iniciado em 1980. Com a ajuda de sua esposa, na cozinha de casa, começou a produzir delícias que aprendeu em cursos e dicas de seu avô. E o controle de qualidade estabelecido na época não poderia ser mais preciso e sincero: o filho do casal, era o responsável em dizer o quão gostosas eram as criações do casal, o que servia de
termômetro para apresentar os produtos ao mercado.

Pensando no futuro, ele resolveu investir em fórmulas mais elaboradas para a próxima linha de delícias. Com a ajuda de empresas especializadas no assunto, a Kascão desenvolveu um produto apropriado para o clima da região: um sorvete mais leve e macio, que ficou conhecido como "o sorvete do litoral Paulista" pelos turistas. 

Hoje, com mais de 40 anos depois dessa iniciativa da família Antoneli, a Kascão conta com mais de 150 funcionários e distribui sorvetes para mais de seis mil pontos de vendas, dentro e fora do estado de São Paulo.

Além de encontrar o sorvete Kascão em vários estabelecimentos da Região, a marca mantém lojas próprias como a que fica na Praça 22 de Janeiro, 350, no Centro de São Vicente.

Itanhaém: desde 1969 em local tradicional de Santos

Desde 1969 na tradicional praça da independência em Santos, a sorveteria Itanhaém fabrica sorvetes com ingredientes nobres que traduzem no sabor e aromas únicos aliados a grande variedade de sabores (mais de 40 sabores) divididos em 3 grupos (tradicional, especial e sem açúcar) para todos os paladares, são também distribuídos em três práticas embalagens de fácil consumo, manuseio e transporte.

A partir de 1978, a empresa mudou seu conceito devido a grande demanda e necessidade de atender seus consumidores e construiu a atual fábrica separadamente da sorveteria, assim produzindo seu produto em escala industrial.

As delícias da sorveteria Itanhaém podem ser encontradas na Galeria Campo Elíseos, na Praça da Independência, Gonzaga, em Santos.

Royal: exclusividade santista

O sorvete da Royal é pura tradição santista. Instalada no Avenida Pinheiro Machado desde 1968, a sorveteria faz parte da infância de muitos santistas, que enfrentavam filas para escolher entre os sabores do local e consumiam a sobremesa sentados nas muretas do Canal 1.

O local mantém o aspecto tradicional tanto no atendimento quanto na fabricação do sorvete, que continua no local. A receita é segredo de família, guardada a sete chaves pelo proprietário José Vitela e o filho Lúcio Soares, hoje gerente do comércio. Segundo ele, a qualidade do produto é o grande diferencial da marca, que utiliza mais frutas em suas receitas e produz os produtos de forma mais natural possível.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Capital

PM atende uma das maiores ocorrências da história e apreende milhões de cigarros

No total, foram apreendidos cerca de 11,8 milhões de cigarros contrabandeados, divididos em três marcas diferentes

Itanhaém

Livro 'Encantamento' é lançado em Itanhaém

Diversos autores e o público em geral prestigiaram o lançamento do livro na Biblioteca Municipal, na noite de quinta-feira (11)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter