Cotidiano

Trem turístico que ligará interior de SP a Minas inicia viagens-testes neste sábado

Primeiros seis quilômetros entre Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG) marcam reativação de linha histórica com passeio turístico e museu

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 05/07/2025 às 10:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Expresso da Mantiqueira inicia viagens-teste entre SP e MG neste fim de semana / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

O Expresso da Mantiqueira, novo trem turístico que ligará São Paulo a Minas Gerais, dá seu primeiro passo neste fim de semana com viagens-teste entre as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG). O trecho inaugural, com seis quilômetros de extensão, poderá ser percorrido a bordo da locomotiva 3507 nos dias 5 e 6 de julho, durante o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As partidas acontecem na estação ferroviária de Cruzeiro e seguem até a Estação Rufino de Almeida, em um passeio com duração aproximada de uma hora. O projeto é o primeiro produto turístico ferroviário interestadual do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), e integra o programa “SP nos Trilhos”, lançado pelo Governo de São Paulo para modernizar a malha ferroviária estadual.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior viagem de trem do Brasil sai do litoral, une 27 cidades e dura mais de 15 horas

• Governo de SP encerra audiências públicas sobre concessão do Trem Intercidades Sorocaba

• Trem bilionário ligará interior de SP a Capital em poucos minutos

Em dezembro do ano passado, a reportagem do Diário do Litoral já tinha adiantado detalhes sobre esta rota: rede de turismo ferroviário pretende ligar cidades de São Paulo.

Além do passeio, os visitantes poderão conhecer o pátio histórico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade responsável pela restauração do trecho inicial e da Estação Rufino de Almeida, com investimento próprio de R$ 4,5 milhões. Um museu ferroviário será implantado na antiga Oficina Primitiva, ao lado da estação de Cruzeiro, com apoio de R$ 4 milhões do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

A linha completa terá 25 km entre Cruzeiro e Passa Quatro, revivendo a antiga rota ferroviária de 1884, por onde passou o imperador Dom Pedro II. A iniciativa alia preservação histórica ao turismo regional e prevê geração de empregos e estímulo econômico para o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software