A proposta faz parte do programa SP nos Trilhos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Um novo projeto ferroviário promete revolucionar o transporte entre a capital paulista e o litoral sul do estado. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que conectará São Paulo à Baixada Santista, já está em fase de estudos e pretende encurtar a viagem entre os dois destinos para cerca de 90 minutos.
Com trajeto estimado entre 80 km e 130 km, o trem deve beneficiar diretamente 1,8 milhão de pessoas, além de colaborar com a redução do tráfego de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes.
Continua depois da publicidade
A previsão é que o projeto crie 13 mil empregos e movimente cerca de R$ 15 bilhões em investimentos, atendendo 9 cidades no trajeto.
A proposta faz parte do programa SP nos Trilhos, que contempla mais de 40 iniciativas voltadas à ampliação da malha ferroviária paulista.
Continua depois da publicidade
Os estudos de viabilidade do TIC Eixo Sul estão sendo conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2027.
O plano geral do programa estadual prevê mais de R$ 190 bilhões em investimentos e mais de mil quilômetros de trilhos espalhados pela Grande São Paulo, interior e litoral.
Continua depois da publicidade
O primeiro trajeto cogitado para o trem ligaria a Linha 10-Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, passando por uma ferrovia já existente até Paranapiacaba.
A descida da Serra do Mar seria feita por meio do sistema cremalheira, infraestrutura usada historicamente para o transporte de cargas e passageiros entre o planalto e o litoral.
Já a segunda alternativa teria início na zona sul da capital, com pontos de partida possíveis na Rodovia dos Imigrantes ou na Linha 9-Esmeralda. Dali, a conexão seguiria por uma antiga ferrovia até a região de Parelheiros.
Continua depois da publicidade
O projeto ainda está sendo estruturado, mas promete trazer impactos significativos para a mobilidade e integração regional, aproximando a Baixada Santista da capital paulista em uma viagem rápida, eficiente e com menor impacto ambiental.